Pular para o conteúdo
Polícia

Presos na Omertà ocupam cela de 12 m² sem banho de sol em Presídio Federal

Cela de 12 m², sem direito a banho de sol, saindo só para atendimento médico e audiência com juiz e advogado, assim será a rotina dos quatro presos da Omertà transferidos para o Presídio Federal de Campo Grande. Desde sábado (12) Jamil Name, Jamil Name Filho, o policial civil Marcio Cavalcanti da Silva, conhecido como […]
Arquivo -
Celas são semelhantes em todos os presídios federais do país (Foto: Último Segundo)
Celas são semelhantes em todos os presídios federais do país (Foto: Último Segundo)

Cela de 12 m², sem direito a banho de sol, saindo só para atendimento médico e audiência com juiz e advogado, assim será a rotina dos quatro presos da Omertà transferidos para o Presídio Federal de . Desde sábado (12) , Jamil Name Filho, o policial civil Marcio Cavalcanti da Silva, conhecido como ‘Corno’ e o policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, o ‘Vlade’ ocupam estas celas do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).

O pedido feito e teve parecer favorável do MPMS (Ministério Público Estadual), na última semana para que os presos integrantes da organização criminosa ocupassem as celas do RDD por 1 ano, sendo reduzido para seis meses pelo juiz federal podendo ser prorrogado posteriormente. A Operação Omertà, que acabou na prisão de 22 pessoas foi deflagrada no dia 27 de setembro pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar.

Por dentro da penitenciária

Todas as penitenciárias federais do país, um total de cinco, tem 208 celas e sem superlotação, e sem registros de fugas e rebeliões. Os presos ficam em celas individuais e com banhos de sol controlado. Sem falar que a visitas íntimas são restritas a uma vez por mês, e para presos delatores premiados ou declarados colaboradores e que não façam parte de organização criminosa.

Dentro de cada cela, o preso tem um dormitório, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. A comida é levada em uma bandeja e passa por uma portinha, sendo depois recolhida e vistoriada. O banho é restrito a um único horário do dia, com o acionamento do chuveiro. Não é permitido ao detento o acesso a jornais e nem a televisão. Leituras de livros e revistas, apenas, de cunho religioso. Segundo o Ministério da Justiça nunca celulares entraram em presídios federais.

Perfil de presos que ocupam penitenciárias federais

A transferência para Presídios Federais do país é necessária quando o detento não pode ocupar celas em penitenciárias ‘comuns’ por questão de segurança, e também por ocupar liderança ou fazer parte de organização criminosa, ser membro de quadrilhas envolvidas em crimes graves, ser delator premiado ou colaborador; ter se envolvido em fugas de presídios ou problema grave de violência e indisciplina na penitenciária onde cumpria pena.

Penitenciárias Federais

O país possui cinco penitenciárias federais, sendo a de Catanduvas que foi inaugurada em junho de 2006, Presídio Federal de Campo Grande inaugurado em dezembro de 2006, Porto Velho em junho de 2009; Mossoró em julho de 2009 e em outubro de 2018.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens