Pular para o conteúdo
Polícia

Presídio federal na Capital pode receber presos após onda de violência no Ceará

O presídio federal em Campo Grande, localizado nas imediações do Jardim Los Angeles, poderá receber transferências de presos após onda de violência que assola municípios do Ceará desde o último dia 2 de janeiro. Conforme informou o governo do Estado do Ceará na noite do domingo (6), um dos chefes de facções que comandaram os […]
Arquivo -

O presídio federal em , localizado nas imediações do Los Angeles, poderá receber transferências de presos após onda de violência que assola municípios do Ceará desde o último dia 2 de janeiro.

Conforme informou o governo do Estado do Ceará na noite do domingo (6), um dos chefes de facções que comandaram os atos violentos – como incêndios contra veículos, prédios e comércios e até explosões de bombas – já foi transferido para um presídio federal não identificado. Outros 19 membros, no entanto, ainda seriam levados, nos próximos dias, para outras unidades. Vale lembrar que, até o momento, cerca de 160 criminosos já foram detidos.

Ainda segundo o Estado, o governo federal ofereceu 60 vagas em presídios federais para receber criminosos envolvidos com os atos. Para as transferências, faltaria somente organizar uma questão logística para o transporte dos presos.  O objetivo é desarticular a organização de facções instaladas nos presídios cearenses.

O Jornal Midiamax entrou em contato com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, que afirmou que “por questões de segurança não informaria detalhes sobre as transferências”, como datas e número de presos transferidos para a unidade federal em Campo Grande.

Onda de violência

Desde o dia 2 de janeiro, 159 ataques violentos foram contabilizados em localidades do Ceará, como , Caucaia e até mesmo Jericoacoara – todos locais turísticos. Os ataques teriam sido orquestrados de dentro de presídios após o novo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, anunciar que fiscalizaria com mais rigor a entrada de celulares nas unidades.

A Força Nacional enviou, nos últimos dias, 300 agentes para auxiliar no combate aos crimes. Nessa segunda-feira (7), o governo anunciou o envio de mais 200 policiais, dos quais ao menos 106 já chegaram. Desde então, 148 pessoas já foram detidas.

O governo do Estado da Bahia também enviou um efetivo de 100 policiais militares e 50 policiais rodoviárias federais também atuam na força-tarefa. Eles agem principalmente em blitze pelas cidades, já que os criminosos vão de carro até os locais dos ataques.

Em resumo, os ataques consistem em incêndios a carros particulares, ônibus e prédios públicos ou comerciais. No primeiro dia de violência, uma bomba foi disparada na estrutura de um viaduto, em Caucaia, na região metropolitana da capital cearense.

Segundo o site G1-CE, uma fonte do Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança afirmou que membros de duas facções rivais fizeram um “pacto de união” e que os ataques somente parariam quando o secretário Mauro Albuquerque sair do posto recém-ocupado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Últimas Notícias

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada

Polícia

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Intensa movimentação policial chamou a atenção de moradores

Transparência

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Legislativo municipal de Ivinhema comprometeu-se a promover concurso público