Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia investiga se fazendeiro cedeu propriedade para acomodar PCC

A Polícia Civil investiga se o fazendeiro Nelson Vicente Palchetti Júnior cedeu sua propriedade rural para acomodar criminosos do PCC (Primeiro Comando da Capital) envolvidos com roubo de avião ocorrido em Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande, no dia 18 de junho. A suspeita é de que ele, o piloto supostamente sequestrado Edmur Guimara […]
Arquivo -
Piloto Edmur quando foi preso pela Deco. Foto: Divulgação
Piloto Edmur quando foi preso pela Deco. Foto: Divulgação

A Polícia Civil investiga se o fazendeiro Nelson Vicente Palchetti Júnior cedeu sua propriedade rural para acomodar criminosos do PCC (Primeiro Comando da Capital) envolvidos com roubo de avião ocorrido em , a 407 quilômetros de , no dia 18 de junho.

A suspeita é de que ele, o piloto supostamente sequestrado Edmur Guimara Bernardes, e  Idevan Silva de Oliveira, funcionário do hangar onde estava a aeronave, tenham agido em conjunto para facilitar o roubo. A Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) cuida do caso.

Segundo relatório da delegada Ana Cláudia Medina, responsável pelo inquérito, não é descartado que a fazenda de Nelson tenha sido usada como sede de apoio à facção para execução do crime na data dos fatos, conforme dados de áudio fornecidos pela Polícia Nacional do Paraguai.

Além disso, há histórico de envolvimento do trio em outros crimes, o que reforça a tese. Nelson é dono de um hangar e de uma bomba no aeroporto, onde comercializava combustível ilegal no local, com apoio de Idevan, que seria o responsável pela distribuição, conforme testemunhas.

Em contrapartida, Edmur e Nelson já foram presos por envolvimento com o tráfico de drogas. Os três foram presos pela Deco, mas Edmur e Idevan foram beneficiados com a revogação da prisão temporária neste final de semana. A defesa contesta as acusações de que tiveram participação no plano de roubo.

O Plano

Conforme noticiado, o roubo é tratado como suposto plano de falso sequestro de Edmur. A ação teria como pano de fundo o roubo de mais três aeronaves que custaria R$ 1 milhão de logística desenvolvida por membros do PCC. As investigações paraguaias em conjunto com a investigação do lado brasileiro apontaram para o plano que estava sendo desenvolvido.

Edmur teria sido sequestrado no dia 18, em casa, e levado pelos suspeitos até o aeroporto de Paranaíba. Idevan relatou à polícia que os bandidos estavam armados e exigiram um determinado avião, que foi roubado e levado com o piloto, enquanto ele teria sido deixado amarrado.

Após mais de 30 horas o piloto foi encontrado em Cáceres, no Mato Grosso, e alegou que foi sequestrado e obrigado a seguir para a Bolívia e Paraguai, onde os supostos sequestradores resgatariam um membro do PCC. Ele ainda contou que fugiu com a aeronave em um descuido dos assaltantes.

Edmur já teve envolvimento em casos de tráfico de drogas e contrabando. Em um dos casos mais antigos, foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2000. A prisão aconteceu após a PF apreender 138 quilos de cocaína em um hangar, em Paranaíba.

A droga pertencia a um pecuarista e seria transferida de um avião para o fundo falso de um caminhão. Na época, os suspeitos tentaram dizer que transportavam hormônios bovinos. Edmur era um dos responsáveis pelo descarregamento da droga em Paranaíba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Gracyanne direito UFRJ

Pega na mentira? UFRJ diz que Gracyanne nunca cursou Direito na Universidade após deixar Mato Grosso do Sul

ex bbb fael alagamento estrada

Ex-BBB Fael registra cena inusitada no meio de alagamento em Mato Grosso do Sul

Bortoleto lamenta erro que o deixou na rabeira do grid do GP da Arábia Saudita de F-1

Isabella nardoni

Mãe de Isabella Nardoni homenageia filha: ‘Daria tudo pra viver mais um aniversário’

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

jardim

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

carne bovina

Sujo de carvão, ladrão é pego ‘no ato’ ao invadir churrascaria para levar quilos de carne em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Em clássico bastante nervoso, Grêmio e Internacional ficam no empate no Brasileirão

Clássico começou com muita 'briga' pela bola como se esperava

Polícia

‘Se for necessário, eu faço’: síndico é ameaçado após cobrar morador de condomínio

Segundo a vítima, esta não é primeira vez que o homem ameaça os síndicos do local

Polícia

Entregadora dá falta de lanche na bag e é assaltada no meio de entrega em Campo Grande

Ela tentou resistir ao dar empurrões no assaltante, mas não conseguiu impedir o roubo

Cotidiano

Não dá pra passar: BR-267 segue interditada devido a alagamento e PRF orienta rotas alternativas

Análises dos engenheiros do DNIT detectaram solapamento em camadas inferiores ao asfalto, no trecho entre Jardim e Porto Murtinho