A PMA (Polícia Militar Ambiental) reforçou a fiscalização nos rios de Mato Grosso do Sul por conta do feriado prolongado. A Operação Semana Santa, na terça-feira, segue até a manhã de segunda-feira. O objetivo é coibir crimes ambientais como pesca predatória, em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe na Sexta-feira Santa.

Na semana passada foi realizada operação que terminou com 23 pessoas autuadas por pesca ilegal. Destas, 18 foram presas por pesca predatória. Depois da operação, mais 10 pessoas foram autuadas por pesca ilegal, sendo alguns caso no último final de semana. Por este motivo, os policiais acreditam que o movimento nos rios vai aumentar ainda mais agora.

Os comandantes das 26 subunidades intensificam a fiscalização em suas respectivas áreas, utilizando, inclusive, o efetivo administrativo. Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, extração e transporte de madeira e carvão ilegais e outros crimes contra a flora; também o transporte de produtos perigosos e os crimes de poluição e outros crimes ambientais.

Trabalhos preventivos com visitas às propriedades rurais serão desenvolvidos e as vistorias de desmatamentos relativos à operação Cervo-do-Pantanal. Equipes da sede, em estarão itinerantes, em áreas mais críticas, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais. O Posto Avançado localizado na Cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, em Rochedo, montado durante a piracema, e que tem permanecido funcionando há oito anos, em razão do alto índice de pesca predatória na região, também será reforçado.