Lavagem de dinheiro: PF cumpre mandados contra alvos em MS ligados ao ‘doleiro dos doleiros’
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a Operação Patron contra organização criminosa ligada ao doleiro Dário Messer, que foi preso em julho deste ano. São cumpridos 37 mandados expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Mato Grosso do Sul está entre os estados alvos da operação. A operação faz […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a Operação Patron contra organização criminosa ligada ao doleiro Dário Messer, que foi preso em julho deste ano. São cumpridos 37 mandados expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Mato Grosso do Sul está entre os estados alvos da operação. A operação faz parte de um desdobramento da Operação Câmbio Desligo, em julho deste ano.
A operação tem a finalidade de reprimir os crimes de lavagem de dinheiro e formação de Organização Criminosa, cometidos pelo núcleo que continuou as práticas criminosas para apoiar a fuga de Dario Messer, que foi preso em São Paulo em julho, ocultando o foragido e seus bens. A investigação identificou dinheiro ocultado do doleiro no valor de US$ 20 milhões, sendo mais de US$ 17 milhões em um banco nas Bahamas, e o restante pulverizado no Paraguai entre doleiros, casas de câmbio, empresários, políticos e uma advogada.
São cumpridos mandados na Cidade do Rio de Janeiro e Armação dos Búzios, Grande São Paulo e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. Ao todo são 16 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.
Em setembro deste ano, a 6ª Turma do STJ negou pedido de liberdade a Dario Messer, preso no âmbito da Operação Câmbio Desligo em julho deste ano. De acordo com o Ministério Público Federal, Messer é apontado como o “doleiro dos doleiros” e foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e participação em organização criminosa.
Patron ou patrão é o termo reverencial de Dario Messer a Horácio Cartes, pessoa de maior confiança do doleiro no Paraguai, com influência política, e colaborador com o fim de auxiliá-lo a manter-se foragido das autoridades paraguaias e brasileiras.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.