Operação foi deflagrada em 2017

Kauê Vitor Santos da Silva preso em 2017 durante a deflagração da Operação Ostentação foi transferido nesta quarta-feira (7) para o presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 41 pessoas foram presas na época.

A quadrilha era especializada em roubos de carros e tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul. A polícia recuperou durante a operação cinco veículos roubados: três motos, um caminhão e um carro utilitário. Outros 24 veículos foram apreendidos porque foram comprados, segundo a polícia, com o dinheiro do crime.

Kauê Vitor tinha um veículo Camaro quando preso. A maior parte dos integrantes da quadrilha presos tinham passagens pela polícia. Na época, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 3.791 kg de maconha, 6 armas e mais de 150 munições.

De acordo com a advogada de defesa, Fernanda Ferreira Viegas, já foi solicitado à Justiça um pedido de transferência para que Kauê volte para . Conforme Viegas, a ida do preso para o Rio Grande do Norte só poderia ser decidida pelo juiz do caso. “Isso é de competência do juiz da 1º Vara Criminal de Campo Grande”, explicou.Preso na Operação Ostentação é transferido para presídio no Ceará

O esquema

De acordo com a polícia, o esquema de roubo tinha o envolvimento do taxista Paulo Carvalho Junior, 35, que via as motos e avisava uma segunda pessoa: Enio Silva, 28.

Silva roubava os automóveis e levava para uma casa em Campo Grande. Em seguida, os veículos eram levados para Corumbá, onde eram trocados por drogas como cocaína, pasta base e, principalmente, maconha.

A maior parte da droga era enviada para fora do Estado por meio de caminhões frigoríficos enquanto o restante era distribuído pela Capital. A maioria dos envolvidos eram pessoas de origem humilde, dos bairros e Paulo Coelho Machado, que passaram a comprar artigos e carros de luxo, levantando suspeitas em outros moradores.

Foram presos Leandro Vieira Lima, 32 anos, que tinha duas BMWs e uma moto de alta cilindragem; Kaue Vitor Santos da Silva, 27 anos, que tinha um Camaro; e Ueliton Vieira Lima (Leitão), 28 anos, irmão de Leandro, que também tinha carro de luxo.

Os veículos eram roubados em Campo Grande e levados para Corumbá. Segundo a polícia, empresários também foram presos por envolvimento no esquema por facilitar o transporte das drogas para outros estados.

[Matéria editada às 15:55 para acréscimo de informações]