Dez pessoas foram presas durante Operação Afrodite da Polícia Civil de Aquidauana, cidade distante a 140 quilômetros de Campo Grande, deflagrada nessa quarta-feira (19). O objetivo da ação é de coibir crimes de qualquer natureza contra menores de idade.

A operação contou com duas fases, sendo que a primeira, preventiva, contou com a realização de entrega de panfletos para a população e orientação sobre diversos crimes que atingem crianças e adolescentes em diversos pontos da cidade.

Foram vistoriados diversos pontos de exploração sexual infantil, de venda de bebida alcóolica a e adolescentes, de tráfico de droga, de estabelecimentos com som alto, de entre outros crimes.

A operação foi planejada durante seis meses, e contou com dados obtidos pelas equipes de investigação da 1ª Delegacia de Aquidauana e da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher). O planejamento contou com dados obtidos pelas equipes de investigação das duas delegacias citadas, com denúncias anônimas de populares e com fornecimento de dados pelo Conselho Tutelar de Aquidauana.

Conforme informações policiais, três pessoas foram presas por fornecimento de bebida alcoólicas a crianças e adolescentes, uma pessoa presa por perturbação de tranquilidade e também teve seu som apreendido. Uma pessoa foi presa por mandado de prisão por tráfico de drogas, um mandado de prisão por furto foi cumprido e bens recuperados.

Foi esclarecido um estupro de vulnerável, em que o autor estava foragido. A polícia retirou de situação de vulnerabilidade doze menores de dezoito anos, sendo dez adolescentes e duas crianças, estando cinco sobre a esfera de abusos sexuais e as demais vítimas de fornecimento de bebida alcoólica.

Afrodite

O nome da Operação faz alusão a deusa da sedução de acordo com a mitologia grega. A Deusa teve seu nome vinculado a operação porque a mesma teve seu objetivo em combater diversos crimes contra crianças e adolescentes, focando em ABUSOS SEXUAIS. Objetivou explicar a população sobre as leis e buscar aumentar o número de pessoas denunciantes de crimes.