Motorista flagrado com carga de cigarros contrabandeados disse que transportava bolachas
Um caminhão carregado com 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados foi apreendido na noite desta quarta-feira (25) na BR-163, sentido Juti-Caarapó. As 840 caixas estavam sem a documentação necessária para o transporte e motorista disse que transportava bolachas. Os policiais do DOF (Departamento de Operação de Fronteira) realizavam fiscalização quando abordaram o motorista do …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um caminhão carregado com 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados foi apreendido na noite desta quarta-feira (25) na BR-163, sentido Juti-Caarapó. As 840 caixas estavam sem a documentação necessária para o transporte e motorista disse que transportava bolachas.
Os policiais do DOF (Departamento de Operação de Fronteira) realizavam fiscalização quando abordaram o motorista do caminhão, de 33 anos. Os agentes pediram para que o compartimento fosse aberto, mas o motorista disse que não podia pois estava lacrado.
O homem entregou a nota fiscal aos policiais, que foram checar. Ao verificar a sequência do código na Receita Federal a reposta do sistema foi de “número inválido”.
Imediatamente o motorista confessou que estava transportando cigarros e que tinha carregado o caminhão em Iguatemi e seguiria até o Estado de São Paulo.
Dentro do caminhão, os policiais ainda encontraram R$ 9 mil em dinheiro e, além disso, ao verificarem o nome do rapaz, foi identificado que ele já tinha passagens criminais por contrabando.
O caminhão e a carga de cigarros foram encaminhados para a base operacional do DOF em Douradores. O motorista foi preso em flagrante e levado, junto a ocorrência, à Delegacia de Polícia Federal em Dourados.
Paraguai produz 57 bilhões de cigarros para o contrabando anualmente
O Paraguai é um dos maiores produtores de cigarro da América Latina, com a produção anual de 65 bilhões de cigarros. No entanto, o número não é compatível com o consumo do país e nem com as exportações legais. O consumo interno do país é de 2,7 bilhões e as exportações não passam de 5 bilhões de unidades. Desta forma, 57 bilhões de cigarros são destinados ao contrabando.
O contrabando de cigarros do Paraguai tem como principal destino o Brasil e o Mato Grosso do Sul acaba sendo a principal rota para aqueles que não querem pagar impostos. Recentemente, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a Operação Oiketicus, para prender policiais integrantes da ‘Máfia dos Cigarreiros’, apontados como os responsáveis por escoltar as cargas de cigarros até que saíssem do Estado.
Sem a escolta dos 29 policiais militares suspeitos de integrarem uma quadrilha para facilitar o contrabando, as forças de fiscalizações como a PRF, DOF e PMR, intensificaram abordagens e apreensões aumentaram.Em última apreensão de cigarros divulgada, cerca de 45 mil cigarros foram apreendidos em Maracaju, a 160 km de Campo Grande, e seriam levados até Goiás.
Segundo levantamento do ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), atualmente 48% do mercado brasileiro é ilegal, correspondendo, apenas em 2017, uma evasão de impostos de R$ 9,7 bilhões aos cofres públicos.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.