Exames de corpo delito comprovaram que uma menina de 8 anos foi estuprada por um vizinho de 60 anos nesta quinta-feira (21) em um bairro de Aquidauana, cidade a 141 quilômetros de Campo Grande. De acordo com as investigações, relatos da menina no Conselho Tutelar e a própria confissão do autor, os abusos ocorriam com frequência.
Também existe a suspeita de que a criança possa ter sido abusada por outros dois vizinhos e um adolescente. Um suspeito chegou a ser encaminhado à delegacia, ele negou as suspeitas mas continua a ser investigado.
Após denúncia anônima, o Conselho Tutelar teve conhecimento que a menina estava sendo abusada sexualmente pelo vizinho, que mora nas proximidades da casa da vítima. De acordo com o site JNE, indignados com a situação, moradores fizeram registros de fotos e vídeos do autor com a menina nas proximidades da casa.
Conselheiras tutelares e uma assistente social do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Prefeitura de Aquidauana) se deslocaram até a residência e encaminharam a menina e a mãe para a sede do órgão, onde foi feita uma escuta especializada com a criança.
“Nós ganhamos a confiança dela e nessa aproximação a vítima acabou relatando que sofria abuso por parte dos ‘tios’, e que nesta quinta havia sido abusada pelo ‘tio Ricardo’. Foram mais de quarenta minutos ouvindo a vítima”, disse a conselheira Sandra Lopes.
Dali, a equipe foi até a delegacia e registrou um boletim de ocorrência. Um Guia de Exame de Corpo de Delito também foi emitido e a menina encaminhada para uma médica legista em Miranda, onde foi constatado o abuso sexual. A vítima apresentava várias lesões em suas partes íntimas.
Equipe do NRI (Núcleo Regional de Inteligência da Polícia Civil de Aquidauana) localizou os suspeitos e os encaminhou para a delegacia especializada. Durante entrevista com a delegada titular Marilda do Carmo Rodrigues, o vizinho de 60 anos, confessou que cometia os abusos. Outro vizinho negou participação e disse que apenas presenteou a menina uma vez com uma quantia em dinheiro. Já o menor, não foi localizado durante as diligências. O idoso de 60 anos que confessou os abusos já foi encaminhado ao presídio da cidade.
“A denúncia revelou que há tempos essa criança era abusada sexualmente, mas nesta quinta Ricardo praticou novamente o crime sexual. Diante dessa denúncia, foram realizadas diversas diligências, oitivas, relatos de testemunhas e dentre elas a busca de prova pericial, que comprovasse o abuso, que foi positivo, somada a confissão do autor, foi lavrado o auto de flagrante e ele está preso”, disse a delegada ao site JNE.
A delegada reforçou que as investigações continuam com o intuito de se comprovar se a vítima de fato sofria abuso por parte de outras pessoas. A criança no momento se encontra assistida pelo Conselho Tutelar e pelo Creas em uma unidade de acolhimento do município.
Tanto as conselheiras tutelares quanto a delegada reforçam a importância da população denunciar casos de abusos. “É muito importante a denúncia, pois é um direito violado da criança e do adolescente, para que seja garantido o direito dessas vítimas, pois é um sofrimento muito grande. Precisamos da ajuda da população para chegar nesses abusadores, não é preciso se identificar”, orientou a conselheira Raquel Reis.