Empresa goiana é multada em R$ 6,3 mil e tem bitrem apreendido em Costa Rica

Caminhoneiro não portava documento ambiental de transporte 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Caminhoneiro não portava documento ambiental de transporte 

Um caminhoneiro de 33 anos foi preso durante fiscalização na rodovia MS 135, na manhã desta sexta-feira (6), em Costa Rica, a 370 quilômetros de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental), apreendeu juntamente com o suspeito, um caminhão com carreta bitrem que levava carga de madeira ilegal.

De acordo com os policiais, o veículo pertencente a uma empresa de Montividiu (GO), transportava 21 m³ de madeira em formato de postes e estacas para cerca. Após abordagem, o condutor do veículo apresentou o Documento de Origem Florestal (GF), mas o registro não constava o itinerário de deslocamento, o que torna sem valor o comprovante.

O Documento ambiental de transporte é obrigatório e sua falta constitui-se em crime e infração administrativa. A identificação do itinerário serve para evitar que se retirem madeiras ilegais de outros locais com o documento.

O suspeito, juntamente com o caminhão e a madeira foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Os responsáveis pela companhia responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de prisão. A empresa infratora também foi autuada administrativamente e multada em R$ 6,3 mil.