Caminhoneiro não portava documento ambiental de transporte 

Um caminhoneiro de 33 anos foi preso durante fiscalização na rodovia MS 135, na manhã desta sexta-feira (6), em , a 370 quilômetros de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental), apreendeu juntamente com o suspeito, um caminhão com carreta bitrem que levava carga de madeira ilegal.

De acordo com os policiais, o veículo pertencente a uma empresa de Montividiu (GO), transportava 21 m³ de madeira em formato de postes e estacas para cerca. Após abordagem, o condutor do veículo apresentou o Documento de Origem Florestal (GF), mas o registro não constava o itinerário de deslocamento, o que torna sem valor o comprovante.

O Documento ambiental de transporte é obrigatório e sua falta constitui-se em crime e infração administrativa. A identificação do itinerário serve para evitar que se retirem madeiras ilegais de outros locais com o documento.

O suspeito, juntamente com o caminhão e a madeira foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Os responsáveis pela companhia responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de . A empresa infratora também foi autuada administrativamente e multada em R$ 6,3 mil.