Detenta fugiu do Estabelecimento Penal Feminino de

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) divulgou nesta quinta-feira (22) a instauração de uma investigação interna para apurar as circunstâncias da fuga de uma detenta do Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã, durante o Natal.

Cleicione Santos Neris teria fugido do presídio no dia 25 de dezembro do último ano. Apesar da fuga ter ocorrido há quase dois meses, a instauração da sindicância para investigar o caso só foi assinada pela diretoria da Agepen nesta quarta-feira (21). Segundo a assessoria de imprensa da Agepen, a interna foi recapturada em sequência, no mesmo dia da fuga.

Uma série de outras sindicâncias foram instauradas pela Agência. Outro procedimento investigativo quer descobrir a procedência de materiais ilícitos encontrados em uma operação pente-fino realizada na Penitenciária Estadual de Dourados.

Na ocasião, no dia 25 de janeiro, foi encontrada uma pistola carregada com dezesseis munições, pertencente a um detento de 33 anos. A Agepen investiga se a arma poderia ter sido entregue via drones, abatidos pela Polícia Militar no mesmo mês próximos ao presídio.Agepen investiga fuga de detenta de presídio em MS durante Natal

Uma terceira investigação apura o motivo do descumprimento de uma determinação ao Estabelecimento Penal de Rio Brilhante para que apresentasse o interno André Henrique da Silva perante o Tribunal do Júri, em data determinada.

Todas as sindicâncias terão prazo de 90 dias para terminar seus trabalhos e elaborar relatórios. As investigações ocorrem por determinação do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

(matéria editada às 09h01 para acréscimo de informações)