Um agente penitenciário que atua em foi detido na manhã desta terça-feira (12) durante a Operação Paiol, deflagrada pelo para combater as ações do PCC no Estado.  27 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos, em Campo Grande, Corumbá e Nova Andradina, como também em Goiás.

O agente foi preso em sua casa por policiais do Batalhão de Choque e levado para a Depac Piratininga. O nome do servidor não foi revelado.

Outro homem, que também não teve a identidade revelada, também foi preso durante a operação, que cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão em três cidades de Mato Grosso do Sul.

A mulher do ‘Tio Arantes', considerado um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital), também foi levada para a delegacia, mas em um carro descaracterizado.

A Operação Paiol foi deflagrada em combate à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Operação Paiol

O Gaeco deflagou na manhã desta terça (12), em três cidades do Estado Campo Grande, Corumbá e Nova Andradina, e também em Goiás a Operação Paiol em combate à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). 27 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos.

A operação tem como objetivo combater a prática da organização criminosa, como tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro. Em conjunto com o Gaeco estava o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Batalhão de Choque.

Investigações

As investigações tiveram início em junho de 2017 para identificar integrantes da facção criminosa atuantes no Estado, com atividades voltadas para a compra, guarda, comercialização e empréstimos de arma de fogo para o cometimento de crimes.

Já foram apreendidos 343 munições, cinco armas de fogo, entre elas uma submetralhadora.

‘Tio Arantes'       

Considerado um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e um dos líderes da rebelião na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, em 2006, ‘Tio Arantes' como é conhecido José Cláudio Arantes. Ele foi preso em outubro de 2017 pela suposta explosão de caixas eletrônicos de uma agência bancária, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

José Cláudio Arantes é um dos condenados pela morte do advogado William Maksoud Filho, em 2006. No mesmo ano, logo após ser preso pelo crime, foi o responsável por liderar a rebelião na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande. A rebelião começou em São Paulo, chegou a MS e se espalhou por quatro cidades do Estado, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e na Capital.

Nova Andradina

Pelo menos um homem foi preso durante a deflagração da Operação Paiol em Nova Andradina. Na cidade, os mandados de busca e apreensão são cumpridos em conjunto entre a Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar e os promotores.

De acordo com o Jornal da Nova, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em pelo menos três locais. Os policiais já realizaram buscas em uma casa na Avenida José Heitor de Almeida Camargo, em um imóvel na Rua Santa Lúcia, Vila Operária, e na Rua Anaurilândia, bairro São Vicente de Paula.

Outros alvos ainda estão sendo investigados, mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade e em outros municípios, como Campo Grande, Corumbá e no Estado de Goiás.