Acordo prevê que neste ano 50% dos guardas municipais trabalhem armados
Servidor desarmado foi esfaqueado e levou mais de 100 pontos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Servidor desarmado foi esfaqueado e levou mais de 100 pontos
Na semana em que um agente da Guarda Municipal foi esfaqueado no rosto e levou mais de 100 pontos, as secretarias municipal e estadual de segurança pública ‘bateram o martelo’ e destravaram tratativas sobre o armamento dos guardas municipais de Campo Grande. Parceria com a Polícia Civil prevê que até o fim de 2018, pelo menos 50% da corporação da Guarda trabalhe armada. O acordo foi acertado na tarde desta quarta-feira (10) durante reunião entre os secretários de segurança.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Pública explica que neste ano, duas turmas de 200 guardas pré-selecionados vão passar por treinamento técnico para o uso de arma de fogo. Além disso, a Polícia Civil fará a doação de espingardas calibres 38 e 12 e revólveres calibre 38.
Em contrapartida, a Guarda Municipal disponibilizará aos policiais o sistema de videomonitoramento e sistema de dados. O prazo para que o curso comece, devido a trâmites burocráticos, é de 90 dias. A especialização dura em torno de 60 dias.
Atualmente o efetivo armado é de 105 servidores que fizeram a preparação sob a supervisão da polícia. Foram 180 horas de treino e neste período, cada um disparou cerca de 320 vezes.
Com efetivo composto por 1100 agentes, a expectativa é de que até o final de 2018, 50% dos guardas municipais estejam trabalhando com o auxílio de arma de fogo. “A população espera por segurança, mas para proporcionar isso de maneira eficiente o servidor precisa primeiramente proteger a ele próprio para então, garantir a segurança das pessoas”, explica a assessoria de comunicação da secretaria municipal de segurança pública.
Guarda esfaqueado
Um guarda municipal foi esfaqueado no rosto nesta terça-feira (9) quando fazia uma abordagem em uma praça na região central de Campo Grande. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa para atendimento médico.
O servidor levou mais de 100 pontos no rosto após ser esfaqueado por um homem, que teria sido abordado durante a ronda, na praça dos Imigrantes. Informações são de que, o guarda municipal, de 34 anos, estava na companhia de mais outros três colegas em uma viatura usada pelas guardas mulheres, da Lei Maria da Penha, já que a viatura da base, que fica na antiga rodoviária estaria na oficina.
Durante a ronda, os guardas flagraram um jovem, de 18 anos, em atitude suspeita, na Praça dos Imigrantes, momento em que o guarda que estava desarmado- na viatura havia dois armados- desceu para fazer a abordagem.
O autor estava abaixado e ao se levantar desferiu os golpes de faca no rosto da vítima, que foi socorrida pelos colegas e levada para a Santa Casa de Campo Grande. O jovem, que já tem passagens pela polícia, chegou a desmaiar durante a imobilização e foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.