26 integrantes da ‘Máfia dos Cigarreiros’ se tornam réus da Justiça Federal em MS
A Justiça Federal em Ponta Porã recebeu denúncia contra 26 integrantes da “Máfia dos Cigarreiros” especializada em contrabando de cigarro. A denúncia feita pelo MPF (Ministério Público Federal) é fruto da Operação Nepsis, realizada pela Polícia Federal em 22 de setembro em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Alagoas e Rio de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça Federal em Ponta Porã recebeu denúncia contra 26 integrantes da “Máfia dos Cigarreiros” especializada em contrabando de cigarro. A denúncia feita pelo MPF (Ministério Público Federal) é fruto da Operação Nepsis, realizada pela Polícia Federal em 22 de setembro em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Alagoas e Rio de Janeiro.
À época da operação, a PF informou que a organização criminosa criou uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira com Mato Grosso do Sul. Os denunciados criaram uma estrutura logística com características empresariais, com gerentes, batedores, olheiros e motoristas. Entre os 43 mandados de prisão cumpridos em 22 de setembro, estavam os líderes da organização criminosa e policiais civis, militares e rodoviários federais de Mato Grosso do Sul.
Com base na investigação estima-se que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de, ao menos, 1,2 mil carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.
Operação
Com o objetivo de desarticular organização criminosa de grande porte especializada no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial que facilita o contrabando, a Polícia Federal deflagrou a “Operação Nepsis” em cinco Estados, sendo eles: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas. Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da Organização Criminosa, encontram-se policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.
Só em 2017, acredita-se que os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 (mil e duzentas) carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão (um bilhão e meio de reais).
Foram apreendidas grande quantidade em dinheiro em resort, casas, e apreendidos carros e embarcações de luxo, além de armamento pesado e cargas de cigarros contrabandeados. A quantidade de dinheiro apreendido ainda não foi divulgada. (Foto: Osvaldo Duarte / Dourados News)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Viola expulsa Luma da comunidade: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Madalena fica abalada com comentários de Chico: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nestaquarta-feira (11)
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.