Suspeito de liderar esquema seria ‘estudante profissional'

Um dos suspeitos de liderar esquema de falsificação de carteirinhas para estudantes secundaristas em Campo Grande tem ‘carreira' em entidades estudantis, conforme explicou o tesoureiro da UCE (União Campo-grandense de Estudantes), Willians Zandona. Com 35 anos, o suspeito teria sido dirigente da própria UCE, da UEE (União Estadual dos Estudantes) e do DCE (Diretório Central dos Estudantes) de uma faculdade da Capital.

O tesoureiro da UCE também alega que, atualmente, a UEE está inativa desde 2012. Mesmo assim, no entanto, a dupla presa nesta terça-feira (28), é suspeita de emitir carteirinhas no nome da entidade. Quem denunciou o esquema foram os alunos do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), que acionaram a UCE. A entidade, então, comunicou a polícia. 

Os policiais do SIG/DPC (Setor de Investigações Gerais do Departamento de Polícia da Capital) foram até a Escola nesta terça, onde flagraram outro rapaz, de 34 anos, com o dinheiro das carteirinhas após vendê-las em duas salas de aula. Foi ele que avisou aos policiais que o líder do esquema estaria em casa, e que seria a pessoa responsável pela emissão das carteirinhas.

De acordo com o tesoureiro da UCE, os valores eram diferentes, e as carteirinhas podiam ser adquiridas entre R$15 e R$25. Ele afirmou que os alunos apenas recebiam um formulário para preencherem o nome.

Os dois envolvidos e os integrantes da UCE que comunicaram a denúncia são ouvidos pelo delegado Mário Donizete, que irá decidir se os dois suspeitos deverão responder TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) ou por por crime de .