Sejusp mobiliza 200 para apreender 2 armas de brinquedo em aldeia de MS
Operação contou com Polícia Militar, Civil e Exército
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Operação contou com Polícia Militar, Civil e Exército
A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) deflagrou na madrugada de hoje, 25 de abril, ‘força-tarefa’ para cumprir 14 mandados de busca e apreensão na aldeia Tey’iKue, em Caarapó – a 273 quilômetros de Campo Grande. No local foram encontradas duas armas de brinquedo (Simulacros), munição usada e um coldre vazio (estojo para arma).
A operação teve início por volta das 4 horas e vistoriou os barracos construídos na fazenda Novilho, uma das propriedades ocupadas por índios da etnia guarani-kaiowá em junho do ano passado, onde o Guarani-Kaiowá e agente de saúde indígena Clodiode Rodrigues Souza, 26 anos, morreu durante conflito com fazendeiros.
A ação reuniu agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Operação de Fronteiras, Corpo de Bombeiros, helicóptero e Exército. O comandante da operação e chefe da Sejusp, o Coronel AryCarlos Barbosa disse que a ação foi organizada há 30 dias, após denúncias de que os indígenas estavam abastecidos com armamento e arquitetando um conflito contra fazendeiros.
De acordo com Barbosa, a busca foi referente aos “materiais furtados e que foram saqueados” pelos índios durante a ocupação de fazendas da região de 2016. Ele informou a ação ocorreu de forma “pacífica” e que não houve presos, pois nenhum dos objetos foram encontrados sob a posse de um índio.
Durante o conflito, pelo menos seis indígenas foram hospitalizados com ferimentos de arma de fogo, inclusive uma criança de 12 anos. De acordo com relatos obtidos com entidades indigenistas à época, os fazendeiros se aproximaram com caminhonetes, motocicletas e um trator e atiraram. Fugindo dos tiros, os indígenas correram para dentro da reserva e áreas próximas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.