Ações são planejadas e PR também deve participar

Nesta segunda-feira (20) ocorreu o 2º Encontro dos Secretários de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, com presença de autoridades do estado e também de Mato Grosso. O evento foi a oportunidade para divulgar uma parceria entre os estados vizinhos para o combate ao , principalmente na região de fronteira entre MS e MT.

Estiveram presentes os secretários de segurança pública José Carlos Barbosa, de MS, e Rogers Elizandro Jarbas, de MT. Também participaram os governadores Reinaldo Azambuja e Pedro Taques. O evento foi uma forma de discussão das ações a serem realizadas em conjunto pelos dois estados e também com o Paraná, no entanto as autoridades do estado não puderam comparecer.

Foi assinado um termo de compromisso para trocarem informações de inteligência e o secretário Barbosinha explicou que os agentes de segurança do MT devem ter acesso ao sistema policial de MS para troca de informações. “O Mato Grosso tem a primeira agência integrada de inteligência do Brasil e é um modelo que MS e PR estão adotando conosco, para que haja intercâmbio nesse setor”, afirmou o secretário Rogers Jarbas.

Ainda para o secretário de Mato Grosso, “Melhor do que combater o crime individualmente, é combater em conjunto”. O governador Pedro Taques afirmou que deve ser feita a integração entre os estados vizinhos. “Esse evento é um exemplo a ser seguido em todo o país, para ser possível essa parceria e troca de informações. Estamos aqui para fortalecer nossas ações com MS e PR”.

Por fim, o governador disse “O cidadão não quer saber quem vai combater o crime, ele quer ver resultados”. Azambuja reafirmou o interesse de atuação conjunta dos estados e disse que o trabalho deve ser unificado para auxiliar no combate ao crime organizado. “Juntos, sem dúvida, teremos mais resultados”, disse.

Secretário de segurança pública em MS, Barbosinha relatou que a união dos estados vizinhos ajudará na criação de ações de combate ao crime organizado. “Juntos também teremos mais força para cobrar que a União nos ajude”, afirmou o secretário, relembrando os gastos milionários de MS com pessoas de vários outros estados do país que acabam detidas aqui por tráfico.

“Vamos discutir várias ações e planejamentos para podermos acabar com o crime organizado, em especial na fronteira”, disse o secretário, lembrando os 1.550 quilômetros de fronteira entre os estados vizinhos.

Gastos e prisões

Há algum tempo o secretário Barbosinha relembra os gastos de Mato Grosso do Sul com presos de vários outros estados. São pessoas que vão até a região de fronteira com Paraguai ou Bolívia para buscarem entorpecentes, mas acabam presas em MS, antes de chegarem ao destino final com a droga. O Estado chega a gastar cerca de R$ 10 milhões por mês com os detentos, sem auxílio do Governo Federal.

As ações de integração entre os estados relembram alguns casos como o do roubo ao Banco do Brasil em Sonora, cidade a 351 quilômetros de , nas proximidades da fronteira com Mato Grosso. Os criminosos já tinham cometido roubos semelhantes no estado vizinho e foram detidos em Mato Grosso.