Polícia

PF desmontou quadrilha que ‘fabricava’ veículos em MS para traficar drogas

14 foram presos durante a operação

Thatiana Melo Publicado em 29/06/2017, às 13h55

None

14 foram presos durante a operação

A deflagração da Operação Subzero feita pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (29), em Dourados, Ponta Porã e Jacareí, em São Paulo terminou com a prisão de 14 pessoas, além da apreensão de dinheiro e munições.

Dos 14 mandados de prisão, 13 foram cumpridos e outra pessoa presa por porte ilegal de arma, ela não estava relacionada na lista dos investigados. De busca e apreensão foram 13 mandados. Entre os presos estão dois paraguaios.

Segundo informações da Polícia Federal, a quadrilha teria começado a atuar em 2009 no contrabando de medicamentos e em 2012 passou a fazer tráfico internacional de drogas.  Foram apreendidos R$ 60 mil em espécie e várias munições, 556, 762 e .40.

Entenda como funcionava o esquema

Na cidade de Dourados uma empresa fabricava os furgões usados para o transporte da droga. Já em Ponta Porã uma empresa de transporte era usada para fazer o serviço. A ‘central’ da quadrilha ficava em Jacareí, em São Paulo. O cabeça da quadrilha morava em Jacareí, mas era natural de Ponta Porã.PF desmontou quadrilha que 'fabricava' veículos em MS para traficar drogas

As investigações começaram em abril de 2015 e nesta quinta-feira a operação foi deflagrada com a participação de 100 policiais. Durante o curso das investigações, foram apreendidas 687 quilos de cocaína e 1 tonelada de maconha, além de sete prisões.

A quadrilha

A quadrilha era formada, principalmente, por empresário do ramo de fabricação de carrocerias, baús e de transporte de mercadoria. A droga era adquirida no Paraguai e levada para a região Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. A Polícia Federal também apura indícios que pelo menos um dos investigados atuou no tráfico de armas e no contrabando de medicamento.

Nome da operação

O nome da Operação é devido à forma pela qual a quadrilha se utilizava para transporte da droga que geralmente era feita de forma oculta em câmaras frias de caminhões baús.

Jornal Midiamax