PF cumpre mandados em MS por desvio de verbas em universidade
Em Campo Grande e Maracaju
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em Campo Grande e Maracaju
Na manhã desta quarta-feira (15), Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União, deflagrou a Operação Research. O objetivo é apurar o desvio de recursos públicos destinados à UFPR (Universidade Federal do Paraná) e mandados são cumpridos em Mato Grosso do Sul.
A ação apura o repasse irregular de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas para inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição no período entre 2013 e 2016.
Cerca de 180 policiais federais, 6 servidores da Controladoria Geral da União e 4 dos quadros do Tribunal de Contas da União estão cumprindo 73 ordens judiciais, sendo 29 mandados de prisão temporária, 8 conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, em Maracaju, e Rio de Janeiro.
Em Mato Grosso do sul, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária em Campo Grande, além de um mandado de busca e apreensão e um de prisão temporária em Maracaju. Os presos serão encaminhados para a sede da Polícia Federal em Campo Grande.
Conforme a Polícia Federal, foram reunidos indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos (desvio de recursos públicos federais) realizados no período de 2013 a 2016 a título de Auxílio a Pesquisadores, Bolsas de Estudo no País e Bolsas de Estudos no Exterior a diversas pessoas desprovidas de regular vínculo de professor, servidor ou aluno da Universidade Federal do Paraná.
Até então, se detectou a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos. O nome da operação é uma referencia ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas pelos contemplados.
Os investigados estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Quanto aos presos encontrados no estado do Paraná, todos serão trazidos a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Com apoio de cão farejador, Polícia prende boliviano com drogas na Rodoviária
Cadela Xannel, uma pastora belga, é treinada para localizar entorpecentes
Folgado: Ladrão invade residência, consome alimentos e sai pela porta da frente
Suspeito levou uma televisão, consumiu iogurte e esperou carro de aplicativo sentado na cadeira da área
Últimos dias para inscrições em seleções da UEMS para docentes com salários de até R$ 10,2 mil
Vagas são para formação de cadastro de reserva de docentes temporários com previsão de atuação em diversos municípios de Mato Grosso do Sul
Dorival testa mudanças no meio-campo e na lateral da seleção brasileira
O técnico Dorival Júnior avalia montar uma equipe mais ofensiva em relação àquela que iniciou a partida com o Chile. Em preparação para o confronto com o Peru, na terça-feira, às 21h45, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico testou três mudanças na seleção brasileira no treino fechado deste domingo, no estádio…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.