Série de mortes e desaparecimentos ocorreram no Danúbio Azul

A Justiça marcou para o dia 24 de abril a primeira audiência sobre o cemitério clandestino do Danúbio Azul, em . O “Caso Nando”, começou a ser desenrolado em setembro do ano passado, durante a apuração sobre a morte de Leandro Aparecido Nunes Ferreira, 28 anos, o Leleco. Durante as investigações Polícia Civil descobriu a série de desaparecimentos de moradores do Bairro Danúbio Azul. Um cemitério clandestino foi localizado no Jardim Veraneio e 13 ossadas foram encontradas.

De acordo com o TJ MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a audiência de acusação será realizada às 13h30, na 2ª Vara do Tribunal do Júri – Campo Grande. Nove pessoas devem ser ouvidas. Os suspeitos respondem pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. As próximas audiências serão de defesa e interrogatório dos acusados. 

Sete pessoas envolvidas na série de mortes, exploração sexual e tráfico de drogas, comandadas por Luiz Alves Martins Filho, o Nando, já haviam sido denunciadas à Justiça pelo MPE (Ministério Público Estadual). Os crimes de estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes e associação criminosa, seriam avaliados pela Vara Criminal de competência especial, mas também serão analisados pela 2ª Vara do Tribunal do Juri. 

Segundo a denúncia, seis envolvidos eram responsáveis por convidar adolescentes para orgias e atos sexuais. Como forma de pagamento ofereciam drogas, especialmente pasta-base de cocaína, para os jovens. Como apurado pela polícia, vários adolescentes e usuários de drogas, sempre em situação de extrema pobreza, eram atraídos pelo grupo e explorados sexualmente em troca de droga.

No dia 10 de novembro do ano passado, uma operação coordenada pela Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) resultou na prisão de Nando e seus comparsas. Ao todo, 18 pessoas foram presas por envolvimento no caso.