Interno do Presídio Federal de Campo Grande teria ordenado chacina em Manaus
Seria um dos líderes da FDN
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Seria um dos líderes da FDN
José Roberto Fernandes Barbosa, de 44 anos, o ‘Zé Roberto da Compensa’, teria dado a ordem para a chacina que resultou na morte de 56 presos do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), no primeiro dia de 2017. Preso em 2015, José Roberto cumpre pena no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.
Além de Zé Roberto, estão encarcerados em Campo Grande outros chefes da FDN (Família Do Norte), facção que comanda o tráfico de drogas na região norte do país. Apontado como um dos principais líderes da facção, José foi preso em 2015, na Operação La Muralla, com outros 16 chefes. Eles foram encaminhados, a princípio, para prisões no Amazonas, no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), onde ficavam isolados.
Transferidos para Mato Grosso do Sul, eles passaram a ter direito a visitas. Conforme matéria divulgada pelo Fantástico, da TV Globo, a ordem que chegou a Manaus foi executada por bandidos do terceiro escalão da quadrilha. A intenção era matar os detentos da facção paulista, rival à FDN, o PCC (Primeiro Comando da Capital).
O Compaj estaria localizado em uma área estratégica, a rota do rio Solimões, por onde a droga que é produzida no Peru e na Colômbia entra no Brasil.
Rebelião
No domingo (1º), uma rebelião que, segundo o governo do Amazonas, é resultado de uma guerra entre as facções Família do Norte e PCC (Primeiro Comando da Capital) por disputa por espaço no tráfico de entorpecentes no Estado, terminou com a morte de 56 presos e fuga de outros 184, dos quais, 136 ainda estariam foragidos.
Uma segunda rebelião terminou com a morte de outros quatro presos, totalizando 60 mortes. O massacre é o maior em um presídio brasileiro desde o ocorrido no Carandiru.
*Foto: site Em Tempo
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.