Pular para o conteúdo
Polícia

Interno do Presídio Federal de Campo Grande teria ordenado chacina em Manaus

Seria um dos líderes da FDN
Arquivo -

Seria um dos líderes da FDN

José Roberto Fernandes Barbosa, de 44 anos, o ‘Zé Roberto da Compensa’, teria dado a ordem para a chacina que resultou na morte de 56 presos do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), no primeiro dia de 2017. Preso em 2015, José Roberto cumpre pena no Presídio Federal de Segurança Máxima de .

Além de Zé Roberto, estão encarcerados em Campo Grande outros chefes da FDN (Família Do Norte), facção que comanda o tráfico de drogas na região norte do país. Apontado como um dos principais líderes da facção, José foi preso em 2015, na Operação La Muralla, com outros 16 chefes. Eles foram encaminhados, a princípio, para prisões no Amazonas, no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), onde ficavam isolados.

Transferidos para Mato Grosso do Sul, eles passaram a ter direito a visitas. Conforme matéria divulgada pelo Fantástico, da TV Globo, a ordem que chegou a foi executada por bandidos do terceiro escalão da quadrilha. A intenção era matar os detentos da facção paulista, rival à FDN, o PCC (Primeiro Comando da Capital).

O Compaj estaria localizado em uma área estratégica, a rota do rio Solimões, por onde a droga que é produzida no Peru e na Colômbia entra no Brasil.

Rebelião

No domingo (1º), uma rebelião que, segundo o governo do Amazonas, é resultado de uma guerra entre as facções Família do Norte e PCC (Primeiro Comando da Capital) por disputa por espaço no tráfico de entorpecentes no Estado, terminou com a morte de 56 presos e fuga de outros 184, dos quais, 136 ainda estariam foragidos.

Uma segunda rebelião terminou com a morte de outros quatro presos, totalizando 60 mortes. O massacre é o maior em um presídio brasileiro desde o ocorrido no Carandiru.

*Foto: site Em Tempo

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano