Foragido com 38 anos de pena para cumprir é recapturado na casa da mãe

Pena inicial era superior a 46 anos de prisão
| 06/04/2017
- 22:40
Foragido com 38 anos de pena para cumprir é recapturado na casa da mãe

Pena inicial era superior a 46 anos de prisão

Luiz Aparecido dos Santos, de 42 anos, popularmente conhecido como Luiz Cambota, foi preso na tarde de quarta-feira (5) em Caarapó, município da Grande Dourados distante 273 quilômetros de Campo Grande. Condenado por roubos e furtos cometidos desde 2008, ele estava foragido desde o dia 30 de setembro de 2016, poucos dias após ter sido beneficiado com a progressão de regime e ido para o semiaberto.

Com condenações que totalizam 46 anos e 10 meses de prisão em regime inicial fechado, Santos chegou a cumprir sete anos na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), a 228 quilômetros da Capital. Por ter trabalhado durante mais de 300 dias na cadeia, teve remição de um ano, um mês e dezesseis dias da punição, que ainda lhe restava 38 anos, seis meses e um dia a cumprir.

No início de agosto de 2016, o preso foi beneficiado com progressão de regime e encaminhado para o Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados. Mas fugiu no dia 30 de setembro daquele mesmo ano. Desde então, era procurado, com mandado de prisão expedido no dia 4 de outubro pelo juiz César de Souza Lima, da 3ª Vara Criminal da Comarca.

De acordo com o delegado Ricardo Meirelles Bernardinelli, titular da Delegacia de de Caarapó, investigadores do SIG (Serviço de Investigações Gerai) descobriram que ele estava na cidade desde que fugiu. A casa da mãe do foragido passou a ser monitorada e ontem ele foi recapturado quando deixava a residência. Levado à cadeia pública, Santos permanece à disposição da Justiça.

Ainda em setembro, no mais recente recálculo de sua condenação, a Justiça estimou que ele só teria progressão para o regime aberto em 14 de janeiro de 2023 e o livramento condicional estava previsto para o dia 19 de outubro de 2031, com previsão de término da pena em 18 de maio de 2038.

Veja também

Apesar do resgate, vítima não conseguiu resistir aos ferimentos

Últimas notícias