Pular para o conteúdo
Polícia

DOF apreende mais de 250 quilos de maconha por dia em MS

Nos primeiros 45 dias do ano apreensões somam 12 toneladas
Arquivo -

Nos primeiros 45 dias do ano apreensões somam 12 toneladas

Levantamento divulgado nesta terça-feira (14) pela assessoria de comunicação social do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) revela que desde o início de 2017 a corporação apreendeu, em média, 250 quilos de por dia em Mato Grosso do Sul. Somente nos primeiros 45 dias deste ano já houve o flagrante de 12 toneladas dessa droga em diversos pontos do Estado, sobretudo na fronteira com Bolívia e Paraguai.

Segundo o DOF, esse volume representa 1 tonelada a mais do que o total de apreensões registradas em igual período de 2016. O resultado é fruto de uma atuação constante na extensa faixa fronteiriça do território sul-mato-grossense.

“Nesse período, os policiais do DOF abordaram mais de 20 mil pessoas e veículos, nos quase mil bloqueios policiais efetivados em toda a extensão dos mais de 1500 quilômetros da linha e da faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai, realizando o patrulhamento itinerante de fronteira e o recobrimento do policiamento realizado pelas forças de segurança em 51 municípios do estado”, detalhou a corporação.

No sábado (11), houve o registro da maior apreensão de maconha neste ano, quando os policiais do Departamento de Operações de Fronteira abordaram uma carreta carregada com sal e ração. Escondida em meio ao carregamento, havia 295 fardos de maconha que totalizaram 7.185 quilos da droga.

“A droga saiu da fronteira sul do estado e seguiria para a cidade de Campina Verde/MG. O condutor da carreta foi autuado em flagrante na DEFRON de /MS”, destacou a assessoria do Departamento.

“O aumento exponencial das apreensões nesse início de 2017, se deve principalmente à ação repressiva do DOF nas estradas e rodovias que fazem o acesso principalmente a fronteira sul de nosso estado, alimentado por um sistema de comunicação e de inteligência eficientes e, de equipes operacionais bem equipadas e capacitadas para coibir esse tipo de crime”, explicou o coronel Ary Carlos Barbosa, diretor do DOF.

O Departamento de Operações de Fronteira esclarece ainda que “o grande volume das apreensões se deve principalmente a ação de criminosos, que nesse período que antecede os festejos de carnaval, tentam passar de todas as formas com essa droga pelas estradas do estado de Mato Grosso do Sul, visando alcançar os grandes centros nas regiões sudeste e nordeste, principais mercados consumidores dessas drogas que saem da fronteira”.

Além das 12 toneladas de maconha, nesses primeiros 45 dias de 2017 também foram apreendidos 139 quilos da cocaína, volume 75% maior que o registrado no mesmo período de 2016, 33 quilos de haxixe e 1 quilo de pasta base. Houve ainda o flagrante de 13.328 micro pontos de LSD, a maior apreensão de drogas sintéticas já realizada no Estado, segundo o DOF.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes manda prender o ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção

Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle, é cassado por faltar a sessões da Câmara

VÍDEO: Avenida Rachel de Queiroz com forte enxurrada e alagamento no Iracy Coelho

VÍDEO: policial salva família presa em carro na enxurrada durante temporal

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Rua fica tomada pela água durante chuva na Vila Olinda em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Palmeiras faz 1º tempo perfeito, cansa, mas encontra força para superar o Bolívar em La Paz

Foi o sétimo triunfo consecutivo da equipe paulista na temporada

Cotidiano

Chuva já ultrapassou o esperado do mês em Campo Grande

O esperado do mês era de 105,2mm

Esportes

Corinthians pouco cria, mas conta com gol de Romero para vencer a primeira na Sul-Americana

A partida mantém a equipe no terceiro lugar, com quatro pontos

Cotidiano

VÍDEO: chuva alaga casas em comunidade Terena no Jardim Noroeste

Toda essa precipitação causou estragos, alagamentos e transtornos na Capital