Governadoria diz que até o momento não houve alteração na rotina 

Durante eleição para os novos representantes da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (16), a governadora em exercício Rose Modesto (PSDB) falou à imprensa sobre a possibilidade de novas transferências, em meio a guerra de facções em presídios do país.

Rose ressaltou que os presos faccionados ficam separados uns dos outros, assim como, os que não fazem parte de grupos criminosos. “Até o momento não houve alteração na rotina das penitenciárias, as visitas e banho de sol estão normais, mas existe a possibilidade de novas transferências”, disse.

Na semana passada, áudios atribuídos a líderes das facções traziam ameaças de execuções. Por causa do clima tenso, o Governo do Estado já havia solicitado a transferência de 22 presos, como parte de uma movimentação de detentos feita pela União, depois de massacres ocorridos em presídios do Amazonas e de Roraima, que transferiu 32 presos à Unidades Federais do país.

O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) finalizou as transferências na madrugada da última sexta-feira (13) e do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), local onde ocorreu a rebelião com 60 mortes em 1º janeiro, foram transferidos 17 detentos: 12 foram para o Presídio Federal de e cinco para o de Mossoró (RN).