Com 4 casos por dia, MS lidera incidência de crimes de estupro no país
Ao todo foram 1.458 ocorrências
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ao todo foram 1.458 ocorrências
Considerando somente os boletins de ocorrência registrados, em 2016 ocorreu 4 estupros por dia em Mato Grosso do Sul, de acordo com o 11ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado na segunda-feira, dia 30.
Os dados mostram que o número de registros chegou a 1.458, um aumento de 2% em relação ao ano interior, quando foram compilados 1.429 casos de estupro. A taxa média ficou em 54,4 estupros por 100 mil habitantes, a maior incidência do crime no país, seguido do Amapá (49,2) e Mato Grosso (48,8).
Em Campo Grande foram registrados 443 crimes de estupro, uma média de 1,2 casos diariamente. O número é praticamente o mesmo registrado em 2015, ao todo 448 pessoas foram sofreram violência sexual, fazendo com que a cidade atingisse a taxa de 51,3 de vítimas a cada cem mil habitantes.
O país registrou, em 2016, 49.4697 casos de estupro, sendo 10 mil em São Paulo, 4,3 mil no Rio de Janeiro e 4,1 mil no Paraná.
O Código Penal Brasileiro prevê em seu artigo 213 (na redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009), estupro é: constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.
Atualmente a pena no Brasil é de 6 a 10 anos de reclusão para o criminoso, aumentando para 8 a 12 anos se há lesão corporal da vítima ou se a vítima possui entre 14 a 18 anos de idade, e para 12 a 30 anos, se a conduta resulta em morte.
Falta de investimentos
A violência deu um salto em Mato Grosso do Sul, resultado da falta de investimentos e políticas na segurança pública. Prova disso é o baixo efetivo da polícia, no final do ano passado 5,6 mil militares e 2,3 mil civis em atividade.
O estudo do fórum de segurança também mostrou que entre um ano e outro, a quantidade de policias no estado reduziu em até 5%, como é o caso da Polícia Militar, que contava com 2,4 mil agentes em 2015 e passou a 2,3 mil no ano seguinte.
Notícias mais lidas agora
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
- Após denunciar condições de trabalho no Presídio Federal de MS, enfermeiro é encontrado morto
Últimas Notícias
Jamal desiste e vereador diz ter 21 assinaturas para ser presidente da Câmara de Campo Grande
Vereadores empossados em 1º de janeiro de 2025 irão escolher os novos nomes da Mesa Diretora da Casa de Leis
No estilo anime, Luce é a nova mascote do Vaticano para o Ano Santo de 2025
Estreia de Luce está prevista para ocorrer na convenção italiana Lucca Comics and Games – marcando a primeira aparição oficial do Vaticano – em um evento de quadrinhos
Motorista perde controle e caminhonete cai em valeta em Três Lagoas
O motorista de uma caminhonete perdeu o controle da direção e acabou caindo com o veículo em uma valeta na Avenida Júlio Ferreira Xavier, em Três Lagoas, cidade a 323 km de Campo Grande. Segundo apurado pela Rádio Caçula, o motorista seguia pela avenida próximo a Faculdade AEMS, no Jardim Alvorada, quando perdeu o controle,…
Dono do Alemão e empresário de chipas pagam R$ 28 mil e são liberados
Os dois empresários foram presos após venda de produtos furtados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.