Foram apreendidos 58 celulares

A vistoria feita pelo Exército na quarta-feira (15), atingiu todo o Presídio de Segurança Máxima, garantiu o secretário José Carlos Barbosa. Segundo ele, 100% das celas foram vistoriadas, além de áreas do setor administrativo.

Segundo o secretário , da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), todas as celas foram vistoriadas. A informação foi dada ao Jornal Midiamax após a solenidade de troca do comando da Polícia Militar. A princípio, foi divulgado que apenas o Pavilhão I e o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) tinham passado pela vistoria.

Conforme apurado pela reportagem do Midiamax, não foi feita vistoria completa no presídio e nem todas as celas dos pavilhões foram verificadas. Além disso, diferente de como ocorrem as vistorias feitas por agentes penitenciários, não teria sido feita a identificação a quem pertenciam os materiais apreendidos.

Normalmente, é elaborado um termo de apreensão, que deve ser assinado pelo preso que estiver portando algum tipo de arma, celular, droga ou qualquer tipo de material ilícito. Com isso, é aberto um processo disciplinar por conta da ilegalidade. Também foi considerado que, em aproximadamente 9 horas de operação, foram apreendidos 58 celulares.

Em uma das vistorias feitas pelos agentes, com apoio do Batalhão de Choque, no dia 20 de janeiro, 30 celulares foram apreendidos. A ação durou aproximadamente 3 horas. A reportagem do Midiamax procurou a assessoria do Exército, mas não há autorização para comentar sobre os setores vistoriados no presídio.

‘O crime não tem divisas'

Ao fim do evento de troca de comando da Polícia Militar, o secretário Barbosinha conversou com oficiais do Paraguai e Bolívia, que estiveram presentes. Segundo ele, é importante estreitar o relacionamento com os países de fronteira, para o combate da criminalidade. “O crime não tem divisas”, afirmou.

O secretário ainda afirmou que, contar com a ajuda das autoridades dos países de fronteira aumenta a eficiência no combate à criminalidade.