Peixes foram retirados do Rio Vermelho

 

Um vídeo de três homens pescando em um barco foi compartilhado no WhatsApp e Facebook, e muitos sul-mato-grossenses acreditaram que se tratava do Rio Miranda. Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), a pesca de grandes peixes com uso de rede foi feita no Rio Vermelho, próximo à Rodovia do Peixe, em Rondonópolis (MT).

O vídeo foi gravado por um terceiro ocupante do barco e mostra outros dois tirando os peixes do rio e colocando no barco. Entre eles, surubins de mais de um metro de comprimento. Compartilhado na página do Facebook ‘Aki no Mato Grosso’, o vídeo foi visualizado milhares de vezes.

De acordo com o boletim de ocorrência, a PMA recebeu denúncia da pesca predatória e dos envolvidos por telefone e mensagens de WhatsApp. Eles encontraram nesta segunda-feira (07) dois dos três autores, de 32 e 40 anos, um deles pescador profissional.

O pescador profissional alegou que os peixes eram para uma pesquisa, e que a ‘coleta’ foi feita próximo ao km 9. Eles chegaram a apresentar, por volta das 11h, documentação da pesquisa, o requerimento e o plano de captura da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). Mas, o documento citava requerimento de captura de ‘alevinos’.

O caso foi registrado ontem (08) como pesca irregular na Polícia Militar de Mato Grosso, e, segundo assessoria da PMA/MS, os autores foram autuados. 

Clique aqui para ver o vídeo.