Pular para o conteúdo
Polícia

Presos ‘editam’ vídeo e chamam treinamento dos agentes de tortura

As imagens seriam de outros presídios
Arquivo -

As imagens seriam de outros presídios

Mais um vídeo supostamente divulgado por internos do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande circula pelo WhatsApp. Desta vez, o detento fez montagem e edição, divulgando imagens de lesões e machucados que ele afirma terem ocorrido durante o treinamento do grupo especial de agentes penitenciários, mas tudo é desmentido pelo (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária) e (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) do Estado.

No vídeo, o preso relata que o treinamento ocorrido no dia 13, ação em que foi feita vistoria no Pavilhão II da Máxima, foi uma ação truculenta em que houve tortura. Conforme o detento que faz a narração durante o vídeo, os agentes “invadiram como se tivesse rebelião ou alguma resistência dos internos, soltando bombas, dando tiros e com muito gás de pimenta”. Segundo o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, no dia apenas os agentes da Dpoe (Diretoria Penitenciária de Operações Especiais) de , que ministravam o curso, estavam armados.

Ainda conforme o sindicato, foi feito uso de bomba de efeito moral por conta da tentativa de motim em outro pavilhão do presídio e, também por isso, a ação durou até a madrugada, fato relatado pelo preso no vídeo que afirma que a ação só terminou após a chegada da imprensa. Segundo Santiago, os internos de outro pavilhão teriam tentado iniciar um motim e precisaram ser contidos, o que acabou prolongando a operação de treinamento. De acordo com o sindicato, qualquer agente que possa ter cometido algum tipo de abuso deve sim ser investigado e passar por processo administrativo necessário.

Conforme o Sinsap, as imagens divulgadas no vídeo não condizem com o dia do treinamento e em algumas partes são usadas imagens de presídios de outros estados e também de ações que não envolvem agentes penitenciários. O sindicato ainda revela que, no dia, os presos chegaram a jogar água quente e pedras e também queimaram colchões na intenção de ferir os servidores. “Houve até registro de boletim de ocorrência por conta disso”, afirma o presidente Santiago.

As recentes movimentações na Máxima e os últimos fatos, além das ameaças que os agentes afirmam estarem sofrendo por parte dos presos dão indicativo de que pode haver nova rebelião, sendo que a última registrada no presídio foi há aproximadamente 10 anos, em maio 2006. Enquanto isso, os agentes penitenciários do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, e do PED (Presídio Estadual de ) seguem com as atividades de rotina paralisadas.

De acordo com o sindicato, até o momento não houve intenção do governo de dar qualquer resposta aos servidores, que trabalham com medo e falta de segurança. Se não houver acordo, os servidores devem entrar em greve a partir do dia 2 de maio, podendo atingir também policiais civis e militares de Mato Grosso do Sul.

Confira o vídeo (partes do áudio foram censuradas por questões de segurança):

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Últimas Notícias

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas