Mais de 70 agentes participaram de curso de especialização

Na manhã desta quinta-feira (14), ocorreu formação de 78 agentes penitenciários, que participaram da 1ª edição do Curso de Treinamento e Intervenção Rápida, oferecido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Durante o curso, em ‘treinamento' no Presídio de Segurança Máxima na quarta-feira (12), teria havido tentativa de rebelião, que foi controlada.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, como os detentos têm televisão nas celas e acompanham o noticiário, ficaram sabendo da formação dos agentes e se rebelaram. Segundo Stropa, os presos não se conformam com a nova estruturação dos agentes, que passam a ter mais condições de fiscalização e que devem ser responsáveis até pelas muralhas do presídio, serviço até então feito por policiais militares.

Ainda conforme o diretor da Agepen, os agentes terão todos os equipamentos necessários para terem mais rigor na fiscalização. “Isso demonstra que o Estado está tomando posse e não deixa o comando ficar nas mãos dos presos”, afirma. Conforme Stropa, foi confirmado que houve reflexo em presídios do interior e que também houve tentativa de motim, mas toda situação foi controlada.

“Hoje está tudo sob controle e o monitoramento dos presídios segue feito pelos agentes”, diz Ailton. Segundo o diretor, no episódio ocorrido na quarta-feira, três internos foram isolados em celas separadas, suspeitos de terem tentado iniciar a confusão no presídio. Um chegou a ser levado ao hospital pois sofreu ferimentos no rosto, mas não foi informado o que provocou o machucado.

De acordo com Stropa, o detento que foi levado ao hospital estava em visível estado de embriaguez e teria ingerido bebida alcoólica artesanal, feita pelos presos. “Esse tipo de fato também deve ser combatido pelos formandos do curso”, afirma. A vistoria no presídio feita ontem é considerada pela Agepen como um trabalho de rotina.