Pilotos das motos foram presos

Após a prisão de Edson dos Santos Bonfim, de 22 anos, e Lucas Silva Pimentel, de 20 anos, a polícia agora identificou um terceiro envolvido no ataque ao agente penitenciário Enderson Bogas Severi, de 34 anos. O agente foi ferido a tiros em , cidade distante 359 quilômetros de Campo Grande.

Conforme informações da polícia, um dos pistoleiros foi identificado como Fabiano Nere Santana, de 25 anos. Edson e Lucas, que já estão presos, eram os pilotos das motocicletas usadas no crime e o quarto envolvido ainda não foi identificado. Fabiano é natural de Itaquiraí (MS) e morador em Naviraí, mas segue foragido.

Há ainda contra Fabiano um mandado de prisão da comarca de Guaíra, no Paraná, por tráfico de drogas. Equipes da Polícia Civil de vários municípios próximos a Naviraí, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Federal seguem com as investigações.

Prisões

Conforme informações do delegado Claudineis Galinari, da Delegacia Regional de Naviraí, assim que ocorreu o crime, na manhã de quarta-feira (31), as forças policiais iniciaram as investigações. A partir da característica das motocicletas utilizadas pelos bandidos, que foram obtidas nas imagens de câmeras de segurança do município, eles chegaram até os envolvidos.

Um dos rapazes foi preso em casa, algumas horas após o ataque ao agente penitenciário, e o outro foi preso momentos depois, após ter sinalizado que se apresentaria à polícia. Os dois chegaram a confessar a participação no crime, mas em depoimento apenas um deles reafirmou o fato, o outro preferiu se calar na presença do advogado.

Os dois rapazes, Lucas e Edson, já foram indiciados pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. As armas usadas no crime ainda não foram encontradas, mas já foram identificadas como de calibre 9mm.

Estado de saúde

Enderson passou por cirurgia no início da tarde de quarta-feira e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Evangélico do município de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. O agente penitenciário teve o intestino perfurado por um dos disparos que o atingiram e durante o procedimentos cirúrgico foi necessário a retirada do baço. Segundo informações, o agente está sedado e o estado de saúde é grave.

As próximas 48 horas são consideradas delicadas e de extrema importância. Há informação de que ele está sem sinais de mobilidade nas pernas. A (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) juntamente com policiais militares e civis fazem a segurança do local.

O crime

Conforme imagens de uma câmera de segurança, que registraram o momento do crime, Enderson seguia em sua motocicleta. Ele acompanhava a mulher, que estava de carro e havia deixado os filhos na creche, quando os quatro bandidos que o seguiam passaram por ele em duas motocicletas.

A ação dura menos de 10 segundos, conforme o registro em vídeo. Os passageiros das motos atiraram cinco vezes contra o agente penitenciário, que foi atingido por quatro tiros no abdômen, pernas e na coluna. Ele estava consciente quando foi socorrido.

Há suspeita de que haja relação do atentado contra Enderson e o motim que ocorreu no início do mês no Presídio de Segurança Máxima de Naviraí, onde o agente trabalha desde 2011. Também há indicativo de que os criminosos estivessem ‘comemorando' o aniversário do PCC (Primeiro Comando da Capital), com ataques contra forças de segurança.