Ao todo, polícia já realizou 8 prisões no Estado

A PF (Polícia Federal) já realizou dois TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência) apenas no período da manhã deste domingo (2), em . Os detidos foram ouvidos e liberados.

Além da prisão em flagrante por , um TCO por ‘selfie' na cabine de votação foi realizado. O homem que foi levado à sede da PF pela Polícia Militar foi ouvido e liberado. O flagrante ocorreu na Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, no Jardim Campo Belo.

Uma idosa chegou a ser levada a sede da PF, por ofereceu uma ‘colinha' a um agente da PF que estava na fila para votação no bairro Campo Belo. No mesmo momento o policial deu voz de prisão à senhora e acionou a Policia Militar. Ela foi ouvida e liberada, pois de acordo com informações da PF ficou constatado que a mulher tem problemas psiquiátricos e estava com santinhos de diferentes candidatos distribuindo aleatoriamente.

O detido por boca de urna, ainda não identificado, presta esclarecimentos.

A PF informa que todos os TCOs são referentes a crimes eleitorais, e que são usados quando os fatos são tipificados como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância.

Interior

No interior, quatro candidatos foram presos acusados de boca de urna. Marcelo Rosales (PDT) e Zé Antônio (PMDB) foram flagrados cometendo o crime eleitoral na cidade de Itaporã. A circunstância em que as detenções ocorreram não foi informada, mas, segundo o setor de comunicação, configura-se boca de urna práticas como aglomeração de pessoas perto de locais de votação, pedido explícito de votos e transporte de eleitores.

O terceiro caso de boca de urna aconteceu em Coxim. Por lá, o candidato Valcide Batista dos Santos (PSDB), o Sinval Batista, foi flagrado pedindo votos próximo da Escola Estadual Silvio Ferreira.

O outro caso foi em Guia Lopes da Laguna, onde o candidato a vereador Lauremir de Morais (PSC). Ele estaria realizando propaganda eleitoral no centro da cidade.

A quinta prisão ocorreu em Dourados. Uma mulher foi detida nesta manhã, por uma suposta tentativa de votar no lugar da mãe. O fato ocorreu na Escola Rosa Câmara, próximo a Praça do Cinquentenário, região da Cabeceira Alegre.