Pecuarista é multada em R$ 5 mil por corte ilegal de madeira

Foram derrubadas 10 árvores de aroeira 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram derrubadas 10 árvores de aroeira 

Uma pecuarista que realizava corte ilegal de madeira protegida por lei foi autuada e multada, depois de flagrada em fiscalização pela PMA (Polícia Militar Ambiental) nesta sexta-feira (2), no município de Sidrolândia, distante 70 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações da PMA, 10 árvores de aroeira, espécie protegida por lei, haviam sido derrubadas sem autorização ambiental. Caso os policiais não tivessem chegado no local mais árvores seriam derrubadas.

A proprietária da fazenda disse que não sabia que o funcionário estava fazendo o corte das árvores. Ela foi autuada administrativamente e multada em R$ 5 mil. Ela também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão. A madeira foi apreendida.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

 

Conteúdos relacionados