Planta atrai uma libélula que é predadora do mosquito

Buscando novas formas de combate ao mosquito , transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya estão sendo distribuídas durante Mobilização Nacional da Educação Zika Zero nesta sexta-feira (19) a distribuição de mudas da planta Crotalária. Segundo pesquisadores, a planta atrai uma libélula que é predadora do mosquito. 

A planta, que na fase adulta, pode chegar até três metros de altura é uma leguminosa, tipicamente plantada após retirada da produção nas lavouras, agindo como cobertura, um tipo de adubação verde, com o intuito também de reduzir nematoides presentes na área. Plantada nos quintais cresce e após 100 dias em média, floresce.

Depois de atraída pela Crotalária, a libélula põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o mosquito. Os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além disso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio.

Todas essas informações estão sendo repassadas pela estudante Denise Gonçalves, de 13 anos, nesta manhã na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, no Bairro Noroeste. Este é o primeiro local a ser visitado pelo Prefeitura de Alcides Bernal e a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Segundo o técnico de plantio de horta urbanas da Sedesc, Jair Galvão a distribuição da mudas é resultado de uma parceria da prefeitura com o Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia). O técnico ressalta que a Sedesc já desenvolveu o plantio de 20 mil mudas e está produzindo mais 50 mil para distribuição em parceria com a Casa da Semente.

O objetivo é distribuir a muda das plantas nas escolas municipais para que os alunos levam para casa e distribuam para a comunidade. Segundo o prefeito Alcides Bernal, o intuito é incentivar a ação coletiva para que as pessoas tenha cuidado com seu quintais.