Monitoramento? Traficante viaja 309 km com tornozeleira para transportar maconha em MS

O suspeito já havia sido preso por tráfico no Paraná 

Arquivo – 07/07/2016 – 17:55

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O suspeito já havia sido preso por tráfico no Paraná 

Durante a prisão de três homens por associação para o tráfico, policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na noite desta terça-feira (5) se depararam com uma situação inusitada. Um dos suspeitos que ‘trabalhava’ como o batedor de uma carga de maconha estava com uma tornozeleira eletrônica.

Renato Moreira Araújo, de 22 anos, foi preso em Umuarama (PR) por tráfico de droga e mais tarde foi liberado para a prisão domiciliar, por isso passou a usar a tornozeleira que deviria avisar caso ele saísse do endereço autorizado pela justiça. Ainda assim, o equipamento não impediu que o rapaz saísse do Paraná e viesse Mato Grosso Sul ajudar no transporte da droga.

A nova prisão aconteceu durante o patrulhamento da Operação Guatupê, que em guarani significa ‘Caminho das Abelhas’ na MS-289, no trecho que liga Amambai e Coronel Sapucaia. Na ação, os policiais abordaram o carro que Renato conduzia, um Fiat Palio com placas de Campinas (SP).

No veículo também estava Rodrigo Reis Nascimento, de 21 anos, que junto com Renato acabou confessando que fazia o trabalho de batedor para uma carga de maconha, transportada em um Ford Focus. Em seguida os militares localizaram Janiel Bruno Lazaro, de 23 anos.

Janiel transportava mais de 289 tabletes de maconha, que pesaram 262 quilos da droga. O trio contava com rádio comunicadores e celulares, que eram usados para alertar sobre a presença de policiamento na rodovia.

Os suspeitos relataram que foram contratados por um desconhecido para ir até a fronteira buscar a droga e levá-la até Itaquiraí por R$ 1 mil. Renato ainda revelou que ficou um dia em Coronel Sapucaia, cidade a 309 quilômetros de Umuarama, esperando a droga ser preparada para o transporte. 

Os dois veículos usados pelo trio tinham registro de roubo na cidade de Ribeirão Preto (SP) no dia 12 de abril. Os suspeitos foram presos por receptação, associação para o tráfico e tráfico de drogas e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.

Monitoramento? Traficante viaja 309 km com tornozeleira para transportar maconha em MS

Operação

Na madrugada de sábado (2), teve início a Operação Guatupê. A intenção era de coibir tráfico de drogas na região de fronteira, Amambai, Coronel Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Aral Moreira.

A operação, desenvolvida pelo DOF  resultou na apreensão de 6 veículos, sendo 3 produtos de furto ou roubo, 471 quilos de maconha, 4 pessoas presas e 2 adolescentes apreendidos.

Segundo o departamento, as ações buscam desarticular o narcotráfico nas principais rotas de saída de drogas na fronteira sul do estado. “Estamos atentos ao Caminho das Abelhas” concluiu diretor do DOF. (Matéria editada às 20h07 para alteração de informações)

Monitoramento? Traficante viaja 309 km com tornozeleira para transportar maconha em MS

Conteúdos relacionados