Liberado de UPA após sofrer acidente, idoso passa mal e morre na Santa Casa

Ele teve dores abdominais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele teve dores abdominais

Evande Januário da Silva, de 62 anos, morreu no início da tarde de quarta-feira (14), uma semana após se envolver em um acidente na cidade de Terenos, distante 28 quilômetros de Campo Grande. Ele chegou a ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento, mas passou mal depois de ser liberado.

Consta no boletim de ocorrência, registrado pela filha de Evande, que no dia 7 deste mês ele pilotava uma motocicleta quando foi surpreendido por um cachorro. Ele freou bruscamente e caiu, sendo encaminhado por familiares até o posto de saúde de Terenos, onde foi atendido e liberado, sem qualquer exame.

Com dores fortes no ombro, o idoso foi levado pela família até a UPA Vila Almeida, no dia 11. Ele fez raio-x e foi levado ao Hospital Universitário, para fazer outro raio-x. Foi constatada fratura na clavícula e Evande não reclamou de qualquer outra dor, então foi feito encaminhamento e marcado retorno para o dia 26.

Quando voltou para Terenos, no dia 12, o idoso começou a reclamar de dores abdominais, ânsia de vômito e estava com febre. Ele foi levado novamente ao posto de saúde, tomou soro e foi liberado em seguida. No dia 13, a barriga de Evande começou a inchar e, segundo a filha, ele foi levado novamente ao posto, com muitas dores, pressão baixa e a barriga estava dura.

A família queria transferir o homem para Campo Grande, mas a médica não autorizou, alegando que ele estava bem. Horas depois, na madrugada do dia 14, ele sentiu falta de arma e foi encaminhado pela mesma médica, em vaga zero para o Hospital Regional, onde permaneceu por alguns momentos e depois encaminhado para a Santa Casa.

Evande acabou tendo uma PCR (Parada Cardiorrespiratória) e morreu ao meio-dia de quarta-feira. A família registrou o caso na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro como morte a esclarecer e os médicos responsáveis podem ser investigados.