O prefeito da cidade chegou a pedir aumento no efetivo policial 

O assalto a agência do Banco do Brasil na madrugada desta segunda-feira (18) deixou a população de em pânico. Na ação criminosa, os bandidos explodiram o banco e alvejaram o prédio da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Prefeitura Municipal e a casa de quatro policiais da cidade.

O operador de máquinas Valdailton Cardoso de Souza, de 43 anos, que assistia o trabalho das equipes policiais no local do crime, contou que o maior medo dos moradores é que um assalto parecido volte a acontecer de manhã, com pessoas dentro da agência, principalmente em dia de pagamento.

Para o comerciante Ivanildo Marilom, de 60 anos, Sonora geralmente é uma cidade tranquila, mas a situação deixou os moradores assustados. “É uma cidade tranquila, mas o efetivo policial é pouco e agora ta todo mundo preocupado, deixou todo mundo assustado”, lamentou.

Depois do episódio, o prefeito de Sonora, Yuri Valeis (PSDB), pediu ao governo do Estado um aumento no efetivo policial da cidade. “Realmente a cidade tem um efetivo pequeno, por conta de ser uma cidade pacata, mas já entrei em contado com o governo e talvez atendam a reivindicação do município”, respondeu o prefeito.

Yuri relatou para a equipe do Jornal Midiamax enviada para o município, que mora a 150 metros da agência bancária e que por isso escutou toda a ação dos bandidos. “Ouviu tudo, tiros, explosões. Tremia tudo, mas muitos confundiram os tiros com os fogos de artifício em comemoração ao impeachment da presidente Dilma Rousseff”, contou.

Só depois de uma sequencia de explosões, segundo o prefeito, é que os moradores começaram a perceber que algo estava errado. “Em 27 anos é o primeiro roubo dessa magnitude aqui na cidade. A população está assustada”, reforçou o prefeito.

Ainda de acordo com Yuri, o crime foi atípico, já que não é período de pagamento da prefeitura, nem da usina da cidade. “Em época de pagamento o policiamento na região do banco é reforçada e permanece assim por pelo menos 10 dias”, garante.

Entenda o Caso

A ação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (18) e durou de 40 a 50 minutos. O grupo, de aproximadamente 10 pessoas, se dividiu para cometer o crime.

Parte do bando foi para frente da sede da Polícia Civil, que fica ao lado da unidade da Polícia Militar e passaram a tirar contra as viaturas estacionadas no local, evitando que os policiais conseguissem reagir.

Os bandidos também foram até a Prefeitura Municipal e a casa de quatro policiais, onde efetuaram vários disparos para intimidar os moradores. Segundo informações preliminares, foram usadas submetralhadoras e até fuzis na ação.

Enquanto isso, os outros integrantes da quadrilha seguiram para a agência, onde usaram dinamite para explodir os caixas eletrônicos e dos dois cofres da agência. Os bandidos chegaram a obrigar um homem de aproximadamente 40 anos, que passava pelo local, a ajudá-los na hora de carregar os malotes. Ao todo, foram levados mais de R$ 1 milhão.