Em 11 dias, Batalhão de Choque prende 18 suspeitos e recupera carros roubados

Corporação divulgou balanço parcial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Corporação divulgou balanço parcial

Batalhão de Choque prendeu 18 pessoas de 24 de dezembro até o último domingo, dia 3. Cinco armas foram apreendidas e cinco veículos recuperados após furto ou roubo. Neste período, outros dois rapazes, envolvidos na morte do estudante Thiago Cruz, de 24 anos, foram mortos em confronto com os militares do Choque no dia 30 de dezembro.

De acordo com informação divulgada pela assessoria, nos últimos 11 dias o Batalhão de Choque prendeu 5 pessoas pelo crime de roubo. Entre elas, estão três membros de uma quadrilha que assaltou uma padaria e uma farmácia na manhã de domingo. Eles foram detidos após renderem funcionários e clientes dos estabelecimentos para cometerem os assaltos.

Também foram recuperados 5 carros furtados ou roubados. Em um dos casos, um Honda Fit cinza foi apreendido após os bandidos renderem uma família e levarem o carro. Os suspeitos fugiram para o interior de São Paulo e os policiais de Mato Grosso do Sul não puderam ir até a cidade prender os envolvidos, pois teriam sido impedidos por questões burocráticas, apontadas pelas vítimas do assalto.

Segundo o batalhão, três pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e três presos por tentativa de homicídio. Na madrugada de sábado (2), dois rapazes foram detidos após tentarem atirar em um jovem que estava acompanhado de uma mulher e um bebê. Os suspeitos atiraram mais de 10 vezes contra o carro e foram presos. Eles também estariam envolvidos na morte de Thiago Cruz, ocorrida no dia 27 de dezembro de 2015.

Ainda no período de 11 dias, os militares atenderam duas ocorrências de resistência armada e três pessoas foram presas por tráfico de drogas, além de um adolescente apreendido. Dois evadidos do Sistema Penal foram detidos e 5 armas de fogo apreendidas. Também foram presas duas pessoas por furto e duas por tentativa de furto.

Além das prisões e apreensões, dois rapazes morreram após trocarem tiros com os policiais do Choque. Na ocasião, os militares foram até uma casa no Aero Rancho, atendendo denúncia de que os suspeitos estariam no local, e foram recebidos a tiros. Na ocasião, Fabrício Cosme de Souza, o ‘Linguado’, de 23 anos e Vinícius Dias Teodoro da Silva, de 16 anos, morreram após serem levados ao Hospital Regional.

O 19º Batalhão de Choque foi criado em 2013 e tem como função revista em estabelecimentos prisionais, ação em rebelião em presídios, reintegração de posse, contra manifestações na quebra da ordem pública. Também deve agir no patrulhamento tático na Capital e no Estado e em ocorrências consideradas de alta complexidade.

Viaturas

Em 2015, o Jornal Midiamax denunciou a falta de viaturas para o Batalhão de Choque da Capital. Na época, os militares utilizavam apenas as motocicletas, já que os veículos quatro rodas estavam espalhadas pelas oficinas de Campo Grande e concessionária.

Após primeira denúncia, parte das viaturas voltaram para a base do batalhão, mas uma acabou pegando fogo na área central da cidade. No dia 21 de dezembro, foi feita entrega de 10 caminhonetes S10 para a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), 5 para o Batalhão de Choque.

Pelo contrato com a vencedora da licitação e locadora, empresa Apoteose, as viaturas cedidas para a Polícia Militar terão custo mensal de R$ 12 mil. Além disso, a empresa terá de 2 a 6 horas para repor ou providenciar conserto das viaturas, ou até mesmo substituição, em caso de sinistro.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados