Vídeos do naufrágio de barco-hotel em Porto Murtinho são divulgados
14 passageiros morreram no naufrágio
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
14 passageiros morreram no naufrágio
Três vídeos que mostram o momento do naufrágio do barco-hotel Sueño del Pantanal, ocorrido no dia 24 de setembro de 2014, foram divulgados pela Agência Fluvial da Marinha do Brasil de Porto Murtinho, cidade a 454 quilômetros da Capital.
Nos vídeos, capturados pela câmera 3 do circuito da Agência Fluvial, é possível ver o momento em que a tempestade começa e que o barco-hotel tenta cruzar o trecho do rio identificado como “furo do rio”, conforme informação do capitão tenente Alexandre Brandão da Silva. Conforme relatório divulgado, a embarcação naufraga por volta das 18h12.
De acordo com o relatório, a embarcação foi atingida por uma onda de aproximadamente 1,6 metros, que causou o alagamento do interior do casco. O alagamento e o vento fizeram com que a embarcação perdesse estabilidade, emborcasse e naufragasse. A ventania foi causada porque a temperatura baixou bruscamente de 38 para 22 graus. Os ventos chegaram alcançar 93 km/hora, formando uma tromba d’água, fenômeno semelhante a um tornado.
Apesar de parecer que a embarcação está próxima da terra, a Marinha paraguaia só conseguiu retirar o barco-hotel da água 9 dias depois do acidente. “Vários fatores influenciaram, o rio é profundo, no local onde o naufrágio ocorreu a profundidade é de mais de 20 metros, além da correnteza forte”, disse o tenente Brandão.
Buscas
Ainda conforme consta no relatório, depois do acidente, as buscas pelas vítimas iniciaram imediatamente após o acidente, pela Agência da Capitania dos Portos, em Porto Murtinho, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Foram resgatadas 13 pessoas com vida e um corpo no primeiro dia. Depois de 16 buscas, o último corpo, do comandante, foi encontrado.
A informação é de que havia 27 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros. No total, 11 passageiros brasileiros e 3 tripulantes paraguaios morreram. A embarcação teve perda total da casaria e de todos os equipamentos existentes a bordo. Porém, não houve registro de poluição relacionada ao acidente.
Recomendações
No relatório, são mostradas recomendações de segurança para outras embarcações que passem por situação parecida. “Em casos de mau tempo, o comandante deve abarrancar a embarcação e esperar o tempo melhorar. O comandante também deve ficar atento às mudanças atmosféricas, como a mudança climática repentina, os ventos, entre outros fatores”, informou o capitão.
Simpósio
O tenente Brandão revelou que deve acontecer um simpósio com proprietários de embarcações brasileiras e paraguaias, para destacar a importância do cuidado durante a travessia dos rios em situações de risco. O evento não tem data definida, mas deve ocorrer em setembro.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Rebeldes sírios que tentam derrubar Bashar al-Assad já estão a 20 km da capital Damasco
Grupos locais controlam toda a província de Daraa, no sul
Vigilante de prédio é esfaqueado por dois ladrões na região central de Campo Grande
Vítima foi surpreendida pelos bandidos já dentro do edifício
Tio e sobrinho suspeitos de relação com morte de delator do PCC são soltos em menos de 24 horas
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indicou suposta irregularidade na prisão
Homem morre após cair e bater a cabeça em toboágua de Balneário em Campo Grande
A vítima estava em pé e descia o brinquedo com uma menina de 7 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.