Autor foi preso quase dois anos depois do crime 

O ex- militar do Exército Brasileiro, Ilaerson Galdino Jorge, de 22 anos, foi condenado a 24 anos e 3 meses de reclusão pela morte do mototaxista Rafael Joaquim do Espírito Santo no dia 24 de outubro de 2012 na cidade de Aquidauana, a 135 quilômetros de . O suspeito foi preso pelo crime em 2014.

Jorge foi condenado por (roubo seguido de morte) pelo Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Aquidauana. Na época do crime, o suspeito contratou o serviço da vítima e o matou com facadas e pedradas para roubar sua motocicleta, Honda Titan 150, vermelha, placa NRR-5638.

Além da moto, o autor levou R$ 170, um par de óculos de grau, um par de sapatos tipo mocassim, uma carteira de couro, dois capacetes. O corpo da vítima foi encontrado no dia seguinte a morte.

Após quase dois anos de investigações, policiais do Núcleo de Inteligência, Investigações e Capturas (NIIC), conseguiu prender o autor que ainda estava com a motocicleta da vítima e vinha recebendo multas em lombadas eletrônicas de Campo Grande. Ele foi preso no dia 11 Julho.

Crime

Para a polícia, Ilaerson confessou que no dia do crime saiu do quartel em Aquidauana, foi até Anastácio, onde morava na época e contratou os serviços do mototaxista afirmando que iria até a localidade de Morrinho, onde supostamente ocorriam exercícios militares.

Depois pediu que ao profissional que alterasse o trajeto para ir até o “Pesqueiro do Tonicão” alegando de que iria pegar dinheiro com a irmã. Ao chegarem próximo do local, Ilaerson sacou uma faca e passou a golpear Rafael, neste momento chegou a ferir a sua mão.

Logo depois passou a golpear a vítima com pedras. Após constatar que a vítima estava morta, a arrastou para o mato e levou seus pertences. Depois do crime o suspeito foi para Taunay (distrito de Aquidauana) onde deixou a moto escondida por um tempo.

Após dar baixa no Exército passou a usar a moto sem a placa. Posteriormente alterou o número de NRR-5638 para NRR -5888. Sem ser descoberto, decidiu deixar a moto com a placa verdadeira, que acabou flagrada pelas lombadas eletrônicas.