Segurança Máxima ativa módulo de saúde para detentos nesta quarta

Mais de 4,2 mil detentos serão beneficiados 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 4,2 mil detentos serão beneficiados 

Mais de seis meses depois de ser inaugurado, o Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário de Campo Grande, localizado no Jardim Noroeste, será ativado nesta quarta-feira (17). A unidade é destinada aos atendimentos médicos e odontológicos de média complexidade e irá beneficiar mais de 4,2 mil detentos dos quatro estabelecimentos penais da região.

O prédio construído com recursos federais e estaduais precisou de adequações estruturais e de funcionamento mesmo depois de ser inaugurado. De acordo com a Apegen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com o Módulo de Saúde “serão reduzidos o tempo de espera dos internos por atendimento, bem como, as despesas com combustível, viaturas e pessoal, decorrentes escoltas policiais”.

No local funcionarão consultórios médicos, odontológicos, de psicologia, farmácia, coleta de sangue, assistência psicossocial, higienização, além de salas de utilidades e apoio administrativo.

Os atendimentos serão efetuados por meio da PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional), com equipes híbridas formadas por profissionais da Agepen, SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, com a ativação oficial, o módulo será operacionalizado de forma gradativa. “Nossa preocupação é colocar a estrutura em funcionamento, no entanto, diante da dificuldade de encontrarmos profissionais para trabalhar no local, as especialidades serão disponibilizadas conforme as possibilidades”, explica.

O Módulo de Saúde será inaugurado às 10 horas desta quarta-feira com a presença do secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Sílvio Cesar Maluf, do secretário da Sesau, Jamal Salem e do diretor-presidente da Agepen. 

Conteúdos relacionados