As atividades foram interditadas e o proprietário rural foi notificado

A Polícia Militar Ambiental autuou na tarde de sexta-feira (17) o proprietário de um sítio, localizado no município de Japorã, a quilômetros de Campo Grande por degradação de nascentes e matas ciliares.

O infrator havia desmatado a área das nascentes e matas ciliares de um curso d’água, afluente do córrego Douradão em uma APP (Área de Preservação Permanente) e plantado pastagem. Com a formação do pasto, o homem passou a criar gado no local, quando a legislação exige a proteção total dessas áreas protegidas.

A área utilizada para dessedentação e forrageamento do rebanho já estava degradada por processos erosivos, devido a retirada da vegetação, que poderiam virar voçorocas com o uso, podendo haver destruição total das fontes de água.

O dono do sítio mora em Japorã e foi autuado administrativamente por danificar área considerada de preservação permanente e foi multado em R$ 55.000,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos.

As atividades foram interditadas e o proprietário rural foi notificado a retirar o gado e cercar as áreas de nascentes e matas ciliares, bem como a corrigir os processos de degradação.