PMA autua fazendeiro por desmatamento de mata ciliar de córrego

Fazendeiro estava usando pá-carregadeira para abrir corredor

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fazendeiro estava usando pá-carregadeira para abrir corredor

A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou um fazendeiro em R$ 5 mil por desmatamento ilegal na tarde desta segunda-feira (23), em uma fazenda, localizada na área rural de Amambai, às margens da rodovia MS 386, na altura do km 36.

O proprietário rural utilizava uma pá-carregadeira e abria um corredor até o córrego, derrubando área de mata ciliar. Além de derrubar a vegetação na área de preservação permanente (APP), a abertura fora realizada para a dessedentação do gado, o que também é proibido. A pá-carregadeira foi apreendida.

O proprietário deve proteger os cursos d’água, cercando e evitando o pisoteio do gado, no intuito de evitar erosão de margens e assoreamento, fato que já estava ocorrendo no local em razão da abertura efetuada pelo pecuarista. Foi verificado surgimento de ravinas (erosões) e assoreamento do córrego, devido a desvegetação e o pisoteio dos animais.

As atividades foram paralisadas. O infrator, residente na própria fazenda, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de um a três a anos de detenção.

O autuado foi notificado a apresentar Plano de Recuperação da Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.

Conteúdos relacionados