Megatraficante foragido da Justiça é preso pela Federal na fronteira de MS
A PF também cumpriu 19 mandados de prisão preventiva
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A PF também cumpriu 19 mandados de prisão preventiva
Considerado um dos maiores traficantes brasileiros, Ivan Carlos Mendes Mesquita de 57 anos, foi preso durante pela Polícia Federal, durante a Operação Mosaico, realizada na manhã desta quarta-feira (24), em Mato Grosso do Sul. De acordo com a PF, as prisões foram feitas em Campo Grande, Dourados e também em Limeira (SP) e São Paulo (SP).
A PF cumpriu 19 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
O paranaense Ivan Carlos, que, a partir do Paraguai, entre os anos de 2000 e 2004, foi responsável pela remessa de cocaína ao Brasil, utilizando-se principalmente de um esquema envolvendo pequenas aeronaves. Ele foi condenado no Brasil a 25 anos de prisão e, após cumprimento de 1/6 da pena, progrediu para o regime semi-aberto.
Em novembro de 2004, foi preso no Paraguai e, por causa das trocas de armas de fogo por cocaína que realizava com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC, foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi condenado a uma pena de 66 meses de prisão por tráfico de drogas em 2009.
Em 2010, enquanto estava na prisão nos Estados Unidos, sua pena foi reduzida, após acordo com as Autoridades Judiciárias norte-americanas, quando assumiu o compromisso de retornar ao Brasil e contribuir com a Polícia no combate ao tráfico de drogas, devido ao conhecimento que detinha sobre rotas, quadrilhas e atuação de outras organizações criminosas.
Porém, inquérito policial aponta que, sem se apresentar a nenhuma autoridade brasileira, o brasileiro retomou sua vida criminosa, estabelecendo novas conexões e rotas do tráfico de drogas, agora com cidadãos nigerianos radicados em São Paulo (SP), que se responsabilizariam pelo recebimento da droga nesta capital e por sua consequente remessa para a Europa e África.
Desde o início da investigação, em janeiro, foram presas em flagrante 11 pessoas e apreendidos mais de 176 quilos de cocaína e 521 quilos de maconha.
Os investigados serão indiciados, de acordo com seus atos, pelos crimes de tráfico internacional de droga e a associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.