Flagrado em MS com 300 quilos de peixe ilegal recebe multa de R$ 6,7 mil

Os peixes estavam embrulhados em uma lona

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os peixes estavam embrulhados em uma lona

Pescador profissional, de 46 anos, foi flagrado com 300 quilos de pescado ilegal e multado em R$ 6,7 mil no Km 19 da MS-429. A prisão foi durante uma fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel do Oeste na nesta terça-feira (23) na rodovia.

A PMA abordou uma GM D20 conduzido pelo homem que transportado os peixes das espécies cachara, pintado, jaú e dourado sem a Guia de Controle de Pescado, documento obrigatório para a comprovação da origem do produto.

Os peixes estavam embrulhados em uma lona, sem condições sanitárias adequadas de transporte. O infrator apresentou uma carteira de pescador profissional, que estava vencida desde outubro de 2014 e alegou aos policiais que somente transportava o pescado e que pertencia a outro pescador.

O pescado e o veículo foram apreendidos. A PMA vai verificar se o pescador realizou vistoria em mais pescado, que possa exceder a cota. Se exceder a 400 quilos/mês, ele responderá por crime, que prevê pena de um a três anos de detenção. Se não, responderá somente administrativamente. O pescado será doado para instituições filantrópicas de São Gabriel do Oeste.

Normalmente os pescadores fazem este transporte sem lacre, porque a cota por mês é de 400 kg, por pescador. Se ele vende pescado sem Guia, então pode capturar acima da cota, o que se caracteriza crime. 

Conteúdos relacionados