O produtor rural ainda derrubava, com uso de um motosserra ilegal, seis árvores dentro da Reserva Legal da fazenda

de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (5) por de margem de carro e com arma e munições ilegais em uma propriedade rural de Cassilândia, a 430 quilômetros de Campo Grande.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fiscalizou a fazenda e descobriu uma voçoroca (erosão) que estava assoreando um pequeno córrego no local. Também foi encontrado um chiqueiro na área destinada à mata ciliar do córrego.

O produtor rural ainda derrubava, com uso de um motosserra ilegal, seis árvores dentro da Reserva Legal da fazenda para exploração da madeira sem autorização. Dentro de um trailer a equipe encontrou uma espingarda calibre 36 e quatro cartuchos carregados, além de muito chumbo, espoletas, balotes e pólvora para carregar mais cartuchos da espingarda, tudo sem documentação.

O fazendeiro foi preso e encaminhado com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. Ele responderá por posse ilegal de arma, cuja pena para este crime é de um a três anos de detenção.

Também responderá por crimes ambientais de uso ilegal de motosserra, desmatamento ilegal e exploração de madeira. A pena para cada crime é de seis meses a um ano de detenção. O fazendeiro ainda responderá pelo crime de destruir área de preservação permanente, que tem pena prevista de um a três anos de detenção.

Ele também foi multado administrativamente em R$ 7,8 mil pelo desmatamento e a posse ilegal do motosserra.