Fazendeiro é multado em R$ 450 mil por erosões e assoreamento de córrego

Ele também foi autuado por destruição de matas ciliares

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele também foi autuado por destruição de matas ciliares

Fazendeiro de 38 anos foi multado em R$ 450 mil por processos erosivos na sua propriedade rural em Jateí, a 260 quilômetros de Campo Grande. O flagrante foi na tarde desta segunda-feira (16) por uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Dourados.

Os militares ambientais constataram a falta de conservação do solo, para o plantio, nas proximidades e em áreas de nascentes, bem como, a retirada das matas ciliares de um córrego que provocou o surgimento de voçorocas.

Os processos erosivos que abrangem área de aproximadamente nove hectares causaram o assoreamento quase total do córrego que cruza a propriedade, deixando apenas uma pequena lâmina d’água, em meio ao sedimento. Caso não haja a recuperação das matas ciliares e nascentes e a conservação adequada do solo na bacia, o córrego será totalmente destruído.

O proprietário, morador de Naviraí, foi autuado administrativamente e vai responder por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Se condenado, pode pegar pena de um a três anos de detenção.

A PMA determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar projeto de recuperação de área degradada junto ao órgão ambiental.