Comissão da OAB de MS apura episódio onde advogada foi autuada por desacato
Nota foi emitida nesta sexta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nota foi emitida nesta sexta-feira
A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) emitiu nesta sexta-feira (16) uma nota por conta de uma situação incomum ocorrida na quarta-feira (15), na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, região sul de Campo Grande. Por lá, uma advogada teria sido autuada por desacatar o delegado plantonista, após tentar entregar alguns pertences ao cliente que estava detido.
A informação inicial é que a advogada foi informada pela equipe de plantão que o preso só poderia receber materiais de higiene pessoal, por questão de segurança, sendo que ele não poderia receber o cobertor. Com isso, a bacharela teria se exaltado e a situação foi registrada como desacato a autoridade.
Por conta disso, ela acabou sendo detida. Após o episódio, a OAB/MS emitiu a seguinte nota, segue na íntegra:
Nota aos advogados: defesa das prerrogativas
Em relação aos recentes episódios envolvendo a advogada Aline Gabriela Brandão, que foi presa na quarta-feira (15) após desentendimento com o delegado plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga, Camilo Kettenhuber Cavalheiro, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) esclarece que a CDA (Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas) fez a intervenção imediata no local, através da presença de seu presidente Marco Antônio Castello, que no mesmo momento dos fatos, informou ao presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. Na madrugada, os membros da Comissão Keith Chamorro Kato e Marco Castello ingressaram, juntamente com o advogado de Aline Gabriela Brandão, com pedido de relaxamento de prisão, acolhido pelo juiz Emerson Kafuri.
Junto à vice-presidente da CDA, Silmara Salamaia, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar recebeu nessa quinta-feira (16) a advogada na sede da Seccional para relatar o episódio. Silmara obteve o depoimento de Aline e ouvirá as testemunhas envolvidas para que a Ordem possa tomar as devidas providências.
O presidente da OAB/MS ressalta que a defesa das prerrogativas dos advogados sempre foi foco da atuação desta gestão, em todo o Estado, com ações pontuais e imediatas da Comissão e com a realização de Caravanas das Prerrogativas, levando informações sobre a defesa do livre exercício da profissão. Além disso, a Ordem tem atuado de forma enérgica contra a criminalização infundada do exercício da advocacia e neste caso não será diferente.
A reportagem também entrou em contato com a Polícia Civil, que por meio dos representantes, informou que uma nota também será divulgada sobre o fato na próxima semana, pela Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
Últimas Notícias
Motociclista morre ao bater na traseira de caminhão estacionado, em Dourados
Lucas era servente de pedreiro e morava no bairro Parque do Lago.
Chuvas podem ajudar, mas seca severa de 2024 vai deixar impactos no Pantanal
Rio está subindo, mas não na mesma intensidade e quantidade de antes
Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
Motociclista foi detido depois de perder o controle e cair duas vezes durante fuga
Número de casamentos supera separações em Campo Grande durante 2024
Mais de 2,3 mil casais pediram ajuda da Defensoria Pública para ingressar com a separação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.