Policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (Deat) do Rio de Janeiro prenderam, na madrugada deste sábado, Douglas Carvalho Medeiros, o “Zidane”, 35 anos. Ele é apontado como um dos sucessores do traficante Marcio José Sabino Pereira, o “Matemático”, na comunidade da Coreia, em Bangu. Zidane foi detido em um hospital, onde passava por uma cirurgia.

De acordo com o delegado titular da especializada, Alexandre Braga, os agentes receberam uma denúncia de que um criminoso perigoso estaria se submetendo a uma cirurgia em um hospital no Grajaú. Com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a equipe da Deat foi ao local e encontrou o quarto onde Douglas estava. Ele se internou usando o nome do irmão.

Ainda segundo o delegado, peritos do Instituto de Identificação Félix Pacheco (IIFP) foram à unidade de saúde e verificaram a verdadeira identidade do traficante. Em depoimento, ele declarou que foi baleado na comunidade, enquanto patrulhava a favela.

Contra Zidane estava expedido um mandado de prisão por estar foragido do sistema penitenciário, referente à condenação de quatro anos de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito adulterada e associação para o tráfico.

Ele era segurança de Matemático e foi investigado, em 2007, por participação em uma ação que resultou na morte de Jorge Cauã, 4 anos, e um policial civil. Segundo as investigações, atualmente ele era o segundo homem na sucessão do tráfico na comunidade da Coreia. Matématico morreu em confronto com a polícia em maio de 2012.